Home ResenhasRomance Resenha | Precisava de você | Pedro Guerra | Editora Belas-Letras

Resenha | Precisava de você | Pedro Guerra | Editora Belas-Letras

por Nilda de Souza

Eu não estava muito entusiasmada com a leitura de Precisava de você, confesso. Eu havia folheado o livro e tinha achado linda a diagramação, que lembra muito os livros interativos, mas achei que o encanto parava por aí. No entanto, Precisava de você  é um livro com um final corajoso, digamos assim, e que acabou me conquistando.

Também devo confessar que as primeiras páginas de Precisava de você eu fiquei com muita raiva da protagonista e narradora. Eu me perguntava: Qual é a proposta do autor? Que linha de pensamento é esse? Não, não pode ser! As garotas dessa geração não podem ser tão idiotas. Cadê o amor próprio?  Bom, ainda bem que não desisti da leitura.  

Precisava de você é quase uma carta, em que Lola Tavares conta a história do seu desamor. Eu digo que é quase uma carta, porque há um destinatário. A narrativa toda é endereçada ao Gabriel Vegas, o rapaz por quem Lola se apaixonou.

Nessa quase carta, ficamos sabendo desde o dia em que Lola conheceu Gabriel e se apaixonou à primeira vista. Como foi a primeira vez que os dois se falaram. O primeiro encontro. Como Gabriel tratava Lola. Como Lola passou a se anular para ter algum tempo a mais ao lado de Gabriel (não façam isso, meninas).

 

Tudo isso que eu acabei mencionei, acima, foi muito difícil para eu aceitar. Lola ficou completamente desesperada pelo garoto e não me parecia nada crível. Gabriel teve sua parcela de mau-caratismo, de imaturidade, mas como eu nunca gostei de culpar os outros pelas as decisões que eu tomo. Lola tomou suas próprias decisões.
O autor colocou em perspectiva o fato de Lola ter 18 anos e Gabriel 17, como se isso fosse um grande diferencial. Mas, sinceramente, Lola me pareceu muito mais imatura do que Gabriel. Ou, no mínimo, uma menina que ainda sonhava com o príncipe encantado.

 

Lola é uma universitária, estagiária da agência de notícia da própria faculdade. Tem boas amizades. Seu melhor amigo um fofo. Ainda tem o namorado do melhor do melhor amigo, que no decorrer da história, também se torna seu amigo e que é muita gente boa. Aparentemente, Lola tem uma boa situação financeira. O problema é que ela queria desesperadamente um relacionamento, depositando expectativas de mais em uma pessoa que não havia lhe prometido nada. Até porque não houve tempo para um relacionamento.
Se o leitor conseguir passar dessa parte, em que Lola fica fantasiando uma relação, terá uma bela surpresa com Eu precisava de você. O final me agradou. Lola amadurece, mesmo deixando uma impressão de que, no fundo, Gabriel continuava lá. E que ainda sonha com um príncipe. Não vou me estender muito nas minhas impressões, pois vou acabar falando demais.

 

Para finalizar, só vou acrescentar que Precisava de você é uma leitura super rápida. Pedro Guerra tem um escrita fluída. A capa, feita em papel pardo, tem relação direta com a história. As ilustrações, que lembram anotações e desenhos de diário, também dialogam  na narrativa. É um livro para quem gosta de romances.


Título: Precisava de você
Autor: Pedro Guerra
Editora: Belas-Letras
Páginas: 224
Livro cedido pela Belas-Letras

Sinopse: 
Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.