Home Resenhas Resenha || O passo | M. Pattal

Resenha || O passo | M. Pattal

por Amanda Melo

O Passo , M. Pattal, Ases da Literatura, tem descrições bem ambientadas dos locais vividos pelas personagens, criando verossimilhança e nos aproximando de suas emoções. Entre os temas que cercam esse enredo, temos: amor, pressões do dia a dia, segredos de família, bullying, ciúmes e intrigas. São sentimentos humanos e situações reais pelas quais passamos.

Max achava que sua passagem pelo Brasil seria temporária, mas uma lesão não estava em seus planos. Esse é um dos seus menores problemas, pois o tratamento não tem previsão para acabar, impedindo-o de participar da Copa do Mundo e de voltar como o craque da seleção do Chelsea.

Como se não bastasse, o pai de Max, um ex-zagueiro muito famoso, sufoca o filho com imposições de responsabilidades que ele não quer. Isso não ajuda a situação, especialmente sabendo o que aconteceu com Polly. A tentativa de um romance entre os dois e os resultados indesejados, por ora, os fazem desistir de seus sonhos.

A história também traz Luiz, um publicitário viciado em trabalho que acaba esquecendo seus compromissos familiares. Ele não para de pensar em trabalho, o que afeta seu relacionamento com a esposa.

Sobre o nosso craque, posso dizer que ele tem todos os motivos para desistir, mas seu melhor amigo e também jogador, Gabriel, o ajuda a se reerguer. O médico de Max o convida para um jantar, onde ele tem a chance de conhecer a bela Sophia, uma garota que há tempos queria conhecer o craque.

O passo:

O livro narra a história de Max, seus problemas, desafios e sonhos ainda não realizados. É a continuação de “A Promessa”, mas não prejudica a compreensão, pois o foco principal é na história de Max. No entanto, o livro traz algumas novidades sobre Polly e outros desfechos.

“É… o assunto é sério mesmo, mas só quem sofre na pele é que sabe…”

A obra nos impressiona, pois os enredos secundários estão ligados ao personagem principal. O autor consegue evitar buracos na narrativa, nos fazendo refletir sobre diversos temas que giram em torno do nosso craque. Por exemplo, temos o publicitário Luiz e seu vício em trabalho; Sophia e seu grande sonho de servir na Marinha brasileira; e Mônica, uma mulher frustrada em relacionamentos.

A diagramação é impecável, com ilustrações relacionadas ao estilo de vida de Max. A leitura é tão envolvente que, em poucas horas, terminamos o livro. E o melhor de tudo é a sensação de querer saber mais e entender certas escolhas. Esse livro deixou saudades da Copa do Mundo que aconteceu no Brasil e do entusiasmo dos jogadores em busca do prêmio máximo.

“Às vezes, Max, as maiores conquistas são aquelas em que não precisamos enfrentar outras pessoas, mas a nós mesmos.”

O mais interessante é a profundidade psicológica desses personagens, especialmente Max. Sua necessidade de provar ao pai que pode se virar sozinho e o desejo de se recuperar logo para voltar a jogar nos emocionam.

Assim como em seu primeiro livro, “A Promessa”, o autor M. Pattal cria uma história quase real, que nos faz questionar: quanto Max enfrenta seus pais para realizar um sonho?

Recomendo a obra para o público jovem e adulto. Essa leitura proporciona reflexões não apenas sobre nosso dia a dia, mas sobre a vida.

“O que estou vendo na minha frente é uma menina bonita, com dois olhos verdes que parecem duas esmeraldas…”

 

Para saber mais sobre o livro, entre em contato com o autor: Facebook | Instagram| Email: mpattal@outlook.com

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

O Passo

M. Pattal

Editora: Ases da Literatura
Número de Páginas: 334
Ano: 2015
Avaliação: ★★★

* Livro cedido em parceria com o autor.
Sinopse: Max continua apaixonado por Polly e não consegue esquecê-la. O sofrimento pela paixão não correspondida começa a consumi-lo e ele precisará da ajuda de seu amigo de infância, Gabriel, para lidar com a situação. Após um jantar na casa de seu médico, o craque da Seleção Brasileira e do Chelsea tem esperança de que as coisas comecem a mudar. No entanto, este é o menor de seus problemas. Enquanto se recupera de uma entorse no tornozelo no Brasil, bilhetes anônimos e misteriosos começam a aparecer ao mesmo tempo em que especulações da Mídia tiram a sua paz. Como se não bastasse, o tratamento leva mais tempo do que o esperado e o afasta da Seleção e de seu Clube, fazendo com que diminuam suas chances de disputar a primeira Copa do Mundo em seu país. A pressão que vem sofrendo de seu pai, Carlos, um ex-zagueiro que foi obrigado a encerrar a carreira devido a um acidente, tem gerado constantes discussões entre eles. De volta a Londres, o jogador acredita que sua vida terá uma virada se der o passo que há tanto tempo vem adiando. Um passo que ele julga ser capaz de levá-lo para longe de seus problemas, mas que também poderá distanciá-lo das pessoas que o amam. A continuação de A Promessa traz ainda novidades sobre Polly, a “Menina da Voz de Ouro”; Sophia, uma Estudante que sonha ingressar na Marinha do Brasil; Luiz, um Publicitário viciado em trabalho e Mônica, uma Florista e Psicóloga decepcionada com os relacionamentos. O Passo é uma obra que fala de amor, segredos de família, pressões que sofremos no cotidiano e nossa capacidade de lidar com elas. Além de mostrar a importância de refletirmos sobre as decisões que tomamos e suas implicações.

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.