Mamães, hoje eu trago uma dica de leitura muito meiga, o livro Declaração de amor, de José Enrique Berreiro, ilustrações de Jana Glatt.
Vocês já pararam para observar que os primeiros anos de vida das crianças são essencialmente poéticos?! A poesia está mundo da linguagem delas, por exemplo: nas canções de ninar, na estrutura verbal, na rima, nas repetições. Uma pena que ao longo da vida adulta, aos poucos, a maioria de nós vemos perdendo esse ser poético.
‘Declaração de amor’ é um daqueles livros que a gente se apaixona logo de cara. Não tem como ser diferente. As ilustrações encantam da capa à última página e conjugam perfeitamente com o poema. As cores fortes: amarelo, vermelho, azul… passam vivacidade, alegria. Já o poema tem uma simplicidade estrutural, no entanto percebe-se o trabalho voltado para o universo lúdico.
E o mais legal é que não foca na questão moralizadora ou instrutiva que alguns livros infantis apresentam. A gente percebe no texto uma intrínseca relação entre a palavra e sua cadência melódica, relação esta que acaba lhe acarretando um agradável efeito musical.
Gosto de ti
Outra coisa: vocês já perceberam que às vezes dizer ‘eu te amo‘ se torna vazio? Não expressa a grandeza dos nossos sentimentos. Então, ‘Declaração de amor‘ é tem a simplicidade nas palavras para expressar com profundamente um dos sentimentos mais preciosos: ‘Gosto de ti‘.
Por fim, só quero dizer: presentei alguém com esse livro. Compre para você, para os pequenos. Espalhe poesia.
Essa resenha foi publicada anteriormente no blog Os nós da rede.