Home Resenhas Resenha de Não olhe para trás | Jennifer L. Armentrout

Resenha de Não olhe para trás | Jennifer L. Armentrout

por Nilda de Souza

Desde que li o título Não olhe para trás, da Editora Farol Literário, fiquei com muita vontade de ler o livro. Sei que há pessoas que escolhem livros pela capa; já eu, em algumas ocasiões, opto pelo título. E, às vezes, não leio a sinopse. Claro, corro risco. É uma compra no escuro.

Acho que o motivo desse título ter chamado minha atenção é que ele me faz pensar em várias possibilidades de enredos para produzir minha própria história (sonhando).

Não olhe para trás (Don’t Look Back), de Jennifer L. Armentrout, tem uma narrativa que gira em torno de Samantha, uma garota rica, com amigos ricos e um namorado lindo e rico. Tudo parece perfeito, e a ambientação do livro reflete apenas o que o dinheiro pode comprar.

A história começa com Samantha sendo encontrada em uma estrada, descalça e coberta de sangue. A polícia a leva para o hospital, onde ela descobre que não lembra nem mesmo seu próprio nome, muito menos o que aconteceu. No hospital, Samantha recebe o diagnóstico de amnésia dissociativa, uma forma de perda de memória causada por experiências traumáticas. Ela descobre que estava desaparecida há alguns dias e que sua melhor amiga, Cassie, desapareceu no mesmo dia e ainda não foi encontrada.

“Porque eu não estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la.” [p.37]

Com o tempo, Samantha vai descobrindo detalhes de sua antiga vida. Pelos relatos de pessoas próximas, ela descobre que, junto com Cassie, formava uma dupla de patricinhas malvadas que infernizava a vida de todos na escola. As coisas agora estão diferentes. Samantha parece outra pessoa e não consegue se conectar com sua antiga vida. Ela terá a chance de reviver tudo, como se fosse a primeira vez.

Se você tivesse uma oportunidade de recomeçar: faria tudo da mesma forma? Ou mudaria tudo drasticamente? Estas são as questões que permeiam toda a história de Não olhe para trás.

Não olhe para trás: mistério e suspense

Acompanhamos o drama de Samantha, que não sabe o que aconteceu consigo mesma e nem com sua melhor amiga. Ao longo do livro, Samantha se pergunta, e consequentemente o leitor também: O que ocorreu? Foi um acidente? Ou foi um crime? A velha Samantha poderia ter matado alguém?

A amizade entre Samantha e Cassie não era tão tranquila. A relação com o namorado também não era um conto de fadas. Ao que parece, Cassie desejava a vida de Samantha. Além disso, Samantha não tinha um bom relacionamento com a mãe e nem com o irmão, enquanto o pai a tratava como uma princesa.

Na nova vida, Samantha conta com o apoio do irmão, Scott, e de Carson Ortiz, um amigo de infância. A relação com a família agora é diferente. As pistas nos levam a considerar algumas possibilidades, e no final, somos surpreendidos.

Não olhe para trás não há um trabalho com a linguagem que possa conferir mais expressividade à história. Há uma repetição excessiva da expressão “revirar os olhos”. Não sei se é um problema da tradução, mas me incomodou a falta de outras palavras para expressar o que os personagens estão sentindo, especialmente Scott.

No entanto, Não olhe para trás acabou me conquistando por suscitar reflexões, como, por exemplo: nossos atos influenciam a vida de outras pessoas; as relações devem ser pautadas pelo respeito ao próximo. E também tem um romance fofo.

Se você gosta da série Pretty Little Liars, vai apreciar este livro, pois possui elementos em comum: mensagens anônimas e bilhetes ameaçadores. A capa faz referência a esses bilhetes. Além disso, há semelhanças com o filme Black Swan (Cisne Negro), especialmente na amizade conflituosa e repleta de rivalidade entre Cassie e Samantha. Ah, e a questão da amnésia lembra o filme Para Sempre.

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.