Home Resenhas Resenha de E o céu de Miramar? | Oliver Fábio

Resenha de E o céu de Miramar? | Oliver Fábio

por Nilda de Souza

Resenha de “E o céu de Miramar?”, livro de estreia do escritor Oliver Fábio. A obra retrata os dramas e conflitos de uma família argentina, residente na cidade de Miramar.

Sim, é isso mesmo! A ambientação do livro ocorre quase que exclusivamente em Miramar, o que despertou meu interesse. Sou apaixonada pela América Latina, por sua cultura e língua. Miramar é uma cidade marítima e turística situada no sudeste da província de Buenos Aires, com cerca de 30.100 habitantes.*

Foto Google: Miramar

Em E o céu de Miramar?, acompanhamos uma família composta por Solano, Amaya e seus filhos, Clara e Piro. Esta é uma família comum, que poderia ser a de qualquer um de nós, ou mesmo de nossos vizinhos.

O dinheiro é curto, as contas se acumulam; o pai acha que precisa melhorar sua aparência; a mãe almeja o estilo de vida das capas de revistas; os filhos estão perdidos entre os dramas da adolescência e o início da vida adulta. São problemas comuns a muitas famílias. Há, entre os quatro, uma grande dificuldade de interação, e cada um acaba se isolando em seu próprio mundo.

Logo no início do livro, um fato triste acontece, desintegrando completamente os membros da família, deixando cada um por sua própria sorte. O problema maior é que Clara ainda não atingiu a maioridade, e os pais, em momento algum, se preocupam com isso.

E o céu de Miramar? é narrado em terceira pessoa, com o foco alternando entre os quatro personagens, embora Piro e Clara tenham maior destaque. Solano é o personagem com menos foco e, desde já, ressalto que é o menos interessante. Sua história se resume a fazer cirurgias plásticas, malhar e visitar boates, embora suas ações tenham consequências trágicas.

E o céu de miramar?

Amaya é a segunda personagem menos interessante, sendo fútil e interesseira, propensa a praticar atos escusos e até a trilhar caminhos sombrios.

Os personagens mais interessantes são Piro e Clara. Piro, por ser o mais sensato, parece ser o único que não perdeu o controle na história. Ele carrega um silêncio, uma lacuna, algo inaudito que o torna quase real, mas isso pode confundir o leitor, pois em certos momentos não há desenvolvimento claro em relação aos objetivos iniciais do personagem.

Piro é um estudante que buscava a cura para uma doença. Em nome dessa pesquisa, ele embarca em uma viagem maluca, cheia de aventuras e mistérios. No entanto, ao final, a pesquisa não tem um desfecho satisfatório. Algo que estava silenciado em Piro desperta após a viagem, o que pode gerar questionamentos no leitor sobre como o romance entre ele e Martin se desenvolve. Mas, como mencionei, era algo que estava em silêncio.

A viagem alucinante de Piro, acompanhada por três personagens secundários, lembra muito filmes onde os protagonistas vão para um lugar paradisíaco e começam a enfrentar eventos estranhos.

Clara, por sua vez, é uma personagem complexa, cheia de nuances. Ela passa por muitas adversidades, mas, assim como Piro, seu desenvolvimento no final do livro, especialmente em relação ao abuso que sofreu antes da desintegração da família, pode ser questionado.

E o céu de Miramar? trata de escolhas, atos e consequências

As ações e escolhas de Clara resumem bem a essência da narrativa. Mais do que um livro sobre conflitos e dramas familiares, E o céu de Miramar? trata de escolhas, atos e consequências. Clara é a maior vítima de uma família disfuncional, indiferente e sem afetividade ou apoio.

E o céu de Miramar? apresenta uma narrativa vigorosa, em que os dramas são habilmente entrelaçados. Em certo momento, quando Piro tenta reunir a família novamente, não pude deixar de fazer um link com os livros Dois Irmãos, de Milton Hatoum, e Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Para mim, ambos são referências em histórias sobre dramas familiares. Fico muito satisfeita quando uma leitura me proporciona conexões tão ricas. No entanto, vale ressaltar que E o céu de Miramar? possui alguns pontos fracos, o que é natural em um romance de estreia.

Por fim, preciso destacar o cuidado com a diagramação. Os detalhes das ilustrações (como pode ser visto na imagem acima) remetem à narrativa, e a separação dos capítulos com nomes de canções em espanhol é um toque especial.

Compre na Amazon

O Ave, livro é integrante do programa de associados da Amazon. Se você comprar através do meu link, ganho uma pequena comissão. Assim, ajuda a manter o site no ar e ganhar minha eterna gratidão por apoiar meu trabalho.

Serviços literários

Ofereço serviços de leitura, resenha e divulgação de livo físico e e-book. Se você é autor, autora de um livro e gostaria divulgar comigo, ficarei feliz em apreciar sua obra. Ofereço diferentes tipos de pacotes de serviços. Acesse aqui mais informação

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.