A primeira vez que li a obra de Bianca Sousa, me apaixonei de cara. Primeiro, porque ela consegue atrelar a releitura de obras clássicas a um misto de modernidade. Em Eterna: o som do amor, senti a sutileza dos detalhes e, ao mesmo tempo, uma paixão que emergia de cada personagem. Não posso deixar de citar o valor reflexivo que cada obra traz, sempre com uma temática única que nos deixa querendo sempre mais.
O canto do cisne, como o próprio título já nos deixa subentender, é a releitura do clássico “O lago dos cisnes”, que, por sua vez, foi inspiração mundial em filmes, desenhos e, principalmente, para a dança, como o ballet. Nesse livro, a autora conta a história de Elena Santini, uma garota melodramática, querida e apaixonada por dança clássica. O seu maior sonho sempre foi atuar com os grandes nomes do ballet.
O início da obra nos apresenta a rotina da personagem, seu estilo de vida, suas tendências, personalidade, seus sonhos e, principalmente, a pessoa com quem compartilhava tudo! Sua melhor amiga, Lúcia, sempre estava por dentro de todos os detalhes de sua vida e a aconselhava, já que a garota não sabia qual escolha tomar.
“Se fosse fácil, não se chamaria vida, e sim MIOJO.”
Quase tudo na vida de Elena estava perfeito, exceto por uma coisa: ela sempre foi um desastre nos relacionamentos. Mesmo com tanta beleza e “sorte”, tinha algo que a impedia de manter os caras de quem gostava por perto.
Como a vida segue, sempre em frente, a moça vai a uma audição no teatro para concorrer ao papel principal da grande obra de “O lago dos cisnes” na versão em ópera rock. Além de dançar, ela teria que mostrar seu lado atriz e exibir a sua bela voz para merecer o papel. Toda a tensão para ser a escolhida e levar o papel principal. Será que ela conseguiu? Não só conseguiu, como também recebeu aplausos e elogios da sua maior inspiração, Angelique (grande dançarina de ballet clássico).
O que não deixou uma das candidatas nada contente. Aline Morette tinha as mesmas características físicas de Elena e se achava excelente para o papel de Odette, mas acabou ficando com o papel de antagonista, a Odile. Para piorar, ela era a filha de Ronald Roland, um dos jurados e dirigentes da companhia… Daí vocês já podem imaginar o que vai acontecer!
“As duas histórias, a do palco e a sua própria, desafiavam a lógica, a fé e o mal.”
O canto do cisne: amizade
Depois de toda a confusão, veio a seleção para o papel masculino, em que, entre vários candidatos, o belo Samuel foi selecionado para ser o Príncipe. Elena não pôde deixar de suspirar com a performance e a beleza daquele rapaz, que também retribuiu os olhares. Na vida de Elena, nem tudo são flores; sempre que as coisas vão bem, de alguma forma pioram. Aline faz de tudo para tomar o seu papel e, com a ajuda de Ronald, seu pai, tentará conseguir aquilo que mais deseja: o papel principal. Algo terrível acontece com a pobre Elena, que agora tentará encontrar meios para que seu sonho não desabe. Sou apaixonada por contos de fadas modernos, principalmente quando o autor consegue atribuir características próprias às suas personagens e dá um novo rumo para a história. O canto do cisne tem uma linguagem simples e cativante que nos prende como leitores, de forma a não opinar e nem julgar a obra previamente.
A capa e a diagramação foram feitas cuidadosamente. Deu para sentir o amor da própria autora na construção tanto do enredo quanto na escolha desses detalhes. Atentei apenas para erros mínimos de revisão, que nada atrapalharam durante a leitura do livro.
A temática que predomina em O canto do cisne é, sem dúvida, a forte amizade entre Lúcia e Elena. Mesmo não sendo irmãs, ambas cuidam uma da outra para que não haja tristeza e muito menos confusão. Realmente, o amor pode se apresentar de diversas formas, e uma delas é a bela amizade entre as duas. O romance entre Elena e Samuel é secundário (ao menos para mim), já que há uma forte valorização entre as duas amigas.
“O amor pode vir de muitas formas, e uma delas é a amizade. A gente procurou tanto por algo que estava tão perto.”
Outro ponto crucial é a paixão de Elena pelo ballet clássico; pude sentir cada momento descrito nas vezes em que ela dançava. Dessa forma, não houve buracos ou furos na história; cada núcleo narrativo colaborou para um excelente final, digno de um “felizes para sempre” moderno.
“Ninguém é perfeito. Com o tempo, tenho certeza de que conheceremos melhor os defeitos e qualidades um do outro. E assim nossa paixão arrebatadora vai virar um amor verdadeiro.”
Recomendo a obra para os leitores que apreciam obras clássicas e contos de fadas modernos. O canto do cisne consegue nos fazer suspirar do início ao fim.
Se interessou pelo livro e está afim daquele desconto especial? Então vai na lojinha da Bianca e coloca esse código aqui:
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!