A review de hoje é sobre uma série original da Netflix: Dear White People. Esta série aborda o racismo de uma maneira sarcástica e inteligente. Apesar de tratar de um assunto sério e ainda muito polêmico, ela consegue ser divertida, especialmente por sua abordagem irônica de vários aspectos.
A série, que também é conhecida como Cara Gente Branca e é uma adaptação de um filme, já teve sua segunda temporada confirmada para 2018.
Cada um dos dez episódios foca na história de um personagem, explorando suas experiências e suas relações com o tema central da trama: o racismo.
O elenco principal é formado por:
Logan Browning como Sam White
Brandon P Bell como Troy Fairbanks
Antoinette Robertson como Coco Conners
Ashley Blaine Featherson como Joelle Brooks
Marque Richardson como Reggie Green
John Patrick Amedori como Gabe
DeRon Horton as Lionel Higgins
Samanta White é uma mulher negra que estuda em uma universidade onde a maioria dos alunos é branca. Ela é locutora da rádio estudantil e cria um programa chamado Dear White People após alguns alunos organizarem uma festa “blackface” para o Halloween. Sam utiliza seu programa para abordar esse tema.
“Cara gente branca, aqui vai uma lista de fantasias de Halloween permitidas: piratas, enfermeiras sexy e qualquer um dos nossos 43 presidentes. No topo da lista de fantasias inaceitáveis: eu.”
Troy, filho do reitor, está prestes a se tornar o primeiro negro eleito para a presidência da universidade. Embora seja visto como o “bom moço”, ao analisar o personagem mais de perto, é possível perceber a realidade por trás da vida aparentemente perfeita.
Coco é inicialmente apresentada como a “vilã”, mas, na verdade, ela é apenas mais uma mulher que sofre opressão por ser negra e mulher. Ela faz loucuras para parecer mais “branca”, incluindo sua presença na festa blackface.
Lionel, um calouro na Pastiche (universidade fictícia da trama), começa a questionar sua sexualidade ao entrar para o jornal da escola. É ele quem descobre que a festa blackface realmente aconteceu.
Gabe é o novo namorado de Sam. Por ser branco, ele causa um grande choque nos amigos da protagonista e se torna uma complicação quando Sam tenta discutir racismo com ele, já que Gabe alega que nunca irá entender “a dor do seu povo”.
Reggie tem uma leve paixão por Sam e é contra seu namoro com Gabe.
Dear White People é uma das melhores séries que assisti na Netflix
A série retrata a realidade de pessoas negras, abordando conflitos sociais que podem ocorrer no trabalho, na escola ou na faculdade, e até mesmo em casa. É fácil se identificar com algum personagem ao longo dos episódios.
Dear White People também explora a forma como os policiais tratam negros e brancos. A série examina como as mulheres negras se veem e como muitas vezes sentem a necessidade de mudar o cabelo, a atitude e a personalidade para serem mais aceitas pela sociedade e pelos homens. Além disso, aborda temas como homossexualidade, relacionamentos, feminismo e muito mais. No entanto, a intenção principal é a luta pelos direitos iguais.
Não é difícil entender por que a série fez tanto sucesso, assim como recebeu muitas críticas negativas. Alguns alegaram que a série aborda o racismo reverso, mas não concordo com essa visão, pois é possível perceber claramente o racismo sofrido pelos negros ao longo da trama.
Dear White People é o tipo de série que todos deveriam assistir, porque, apesar de se passar nos EUA e de a cultura deles ser diferente da nossa, o racismo está presente em todo lugar. A série tem o potencial de gerar grandes debates, tanto em sala de aula quanto em casa.
Não esqueçam de deixar nos comentários a opinião de vocês sobre a série!
30 comentários
Oiii Bruna tudo bem?
Acho que vi a propagando dessa série na televisão, ela de certo modo chamou muito minha atenção por causa do racismo ser abordado de outra maneira e no qual adoraria dar uma chance.
Beijinhos
Oi Morgana, tudo bem?
Também chamou minha atenção pela maneira como eles abordaram o assunto.
Dê uma chance sim, espero que goste também.
Beijoss
Oi, tudo bem?
Gosto muito da premissa dessa série, tem uma temática muito importante! Preciso começar assistir logo!!
Bjs
Oi Angélica, tudo sim e vc?
Eu adorei a série, espero que vc goste também.
Beijos
Eu já tive vontade de assistir essa série, mas é que achei que seria tão a mesma mesmice, sabe aquela coisa clichê?
Vamos ver ! Vou tentar assistir alguns episódios.
Bjs
Oi Marcia, tudo bem?
Eu não achei a série clichê… Mas assista!
Espero que você goste
Beijos
A Netflix no quesito séries é demais, já perdi as contas de quantas tenho vontade de assistir, mas tempo falta… Gostei da série, porém não entrou para o topo da lista, quem sabe mais para frente. Mas lendo um pouco seus comentários, lembrei de TODO MUNDO ODEIA CRIS por causa da temática, apesar de serem sérios totalmente diferentes e também por ter o mesmo ator que interpreta o Cris, só que nessa série, vi que ele é o personagem Lionel. Em seu Review senti falta do rosto de cada um dos personagens mencionados, inclusive o Reggie, mas busquei nome por nome no Google é já consegui entender melhor o que você dizia. Valeu!
Oi Nara tudo bem?
Todo mundo odeia o Cris é uma série muito boa, e concordo, lembra um pouco Dear White People, talvez eles se inspiraram hahaha
E me desculpe por não colocar fotos e os nomes dos personagens, vou anotar essa dica para as próximas reviews. Obrigada!
Beijos
Oi, Bruna! Tudo bem?
Já tinha colocado essa série na minha lista do Netflix, mas sou péssima para assistir séries seguidamente! hahaha
Eu acho importante sim falar sobre racismo, vi essas críticas sobre a série ser considerada um “racismo reverso”, mas duvido que seja o caso. Acho que aí a questão é a forma como lidamos com o sofrimento alheio, uma questão de empatia. Foi a primeira resenha que li sobre essa série, vou assistir com certeza.
Bjs!
Por essas páginas
Oi Lucy, tudo sim e vc?
Racismo reverso é um assunto bem delicado também, mas acho que não é o caso dessa série hahah
Assiste sim, espero que goste!
Beijos
Olá!
Que série interessante. Vou procurar pra assistir assim que der. Gosto de ver como retratam racismo, entre outros conflitos. Me parece também ter um pouco de comédia. Acredito que vá gostar!
Beijos!
Oi Camila,
Tem algumas cenas engraçadas sim, espero que goste também.
Bjs
Eu não conhecia a série e adorei a sua indicação. Parece ser uma série muito boa e que aborda um tema muito importante. Vou colocar na minha lista (não tão grande) de séries para ver na Netflix.
Oi Beatriz,
Que inveja hahah a minha lista de séries está enorme!
Espero que goste da série
Bjos
Oiii, tudo bem?
Estou com essa série na minha lista do Netflix. Acho a temática da série sensacional, é muito importante discutir o racismo. Fico feliz que tenha gostado, irei me apressar em assistir hehehe
Beijos!
Oi Karina,
Eu gostei muito e espero que vc também goste
Beijos
Apesar do tema importante que a série aborda, ela não me chamou atenção. Mas que bom que você gosta.
Bj, Rose.
Olá,
Sem problemas haha 🙂
Beijos
Oiê!
Já tinha ouvido falar dessa série no canal da Carol Moreira e guardei para assistir quando possível. Gostei do seu post porque você detalhou mais as personagens da série e suas respectivas histórias, algo que me deixou ainda mais interessada.
Obrigada pela dica!!
Oi, tudo bem?
Fico feliz que tenha gostado, também acompanho o canal da Carol hahah
Espero que goste quando assistir.
Beijos
Já ouvi comentários bem positivos sobre a série, mas nunca me animei por já acompanhar tantas, mas acho que ela merece uma chance, pois o tema que ela trata é muito importante.
Gostei das suas impressões.
Oi Deborah,
Dê uma chance sim, acho que você vai gostar.
Obrigada! Bjos
Oi, tudo bem…
Fiquei muito feliz em ver esta série aqui, pois ela é tão maravilhosa que deve ser falada. Eu ainda não terminei a temporada, mas já amoooo. E quero também escrever sobre ela, traz assuntos importantes e que deve ser debatido. Amei seu post, parabéns.
Obrigada Ana! 🙂
Essa série é maravilhosa mesmo, né?! Fico muito feliz que você quer debater sobre o assunto, e concordo contigo é muito importante.
Beijos
Oi Bruna! Tudo bem? Eu comecei a assistir essa série mas acabei parando, apesar de achar interessante e super importante o tema, é uma série que precisa de atenção e foco para assistir. Mas darei outra oportunidade!
Oi Isadora, tudo sim e você?
Realmente é um tema que precisa prestar atenção, principalmente pela maneira como é abordado na série.
Espero que dê uma segunda chance para a série 🙂
Beijos
Heeey! Tudo bem?
Não conhecia a série, me pareceu bem interessante. Nunca vi nada abordando esse assunto .
Vou colocar na minha lista, obrigado pela dica.
Beijos
Por nada Gabriela, fico feliz que tenha interessa pela série!
Beijos 🙂
Oi! Já tinha visto ótimos comentários sobre a série, mas nenhuma resenha até então. Gostei bastante da premissa e de conhecer cada um dos personagens principais. Discordo sobre qualquer comentário sobre racismo reverso e espero poder começar a assistir logo. Beijo!
Comecei a ver essa série e fiquei muito impactada com ela. Ainda não terminei porque cada episódio é um soco no estômago, nos mostrando coisas de que não nos damos conta. Tua resenha me lembrou de que preciso terminar de vê-la.
;*