Dois a Dois, Nicholas Sparks, autor norte-americano conhecido mundialmente por seus romances e dramas, muitos deles adaptados para o cinema. Com obras de destaque como Um Amor para Recordar e Diário de uma Paixão, Sparks continua a encantar seus fãs. Suas duas últimas publicações, No Seu Olhar e Dois a Dois (ambos lançados no Brasil pela Editora Arqueiro), foram grandes sucessos de vendas, acumulando milhões de exemplares vendidos.
Dois a Dois se destaca por ser uma obra diferente das demais, pois não se concentra em um romance, mas no drama da relação entre pai e filha.
A história gira em torno de Russel Green, um homem bem-sucedido, casado com Vivian e pai de uma linda garotinha chamada London. Após deixar sua empresa para abrir o próprio negócio, Russel vê seu mundo desmoronar, enfrentando a desaprovação da esposa, que acredita que ele está cometendo um erro.
“Quando você começa a tentar entender o que deu errado ou, mais especificamente, onde você errou, é mais ou menos como descascar cebola. Há sempre outra camada, outro erro do passado ou uma lembrança dolorosa que surge e então conduz ainda mais para o passado, e ainda mais, em busca da verdade definitiva.”
Com Vivian buscando um emprego que toma boa parte de seu tempo, Russel passa a cuidar da filha, dedicando-se completamente a ela e equilibrando as responsabilidades diárias. Nesse novo cenário, ele descobre muito sobre London, uma criança de seis anos cheia de vida e sabedoria.
A relação de Russel com Vivian, por outro lado, deteriora-se, levando o casal a um impasse. No meio do caos, há amor, dedicação e o desenvolvimento do vínculo entre Russel e London, além de uma profunda autodescoberta.
“Dois a Dois, pensei enquanto descia a escada. London e eu, pai e filha, ambos fazendo o melhor que podíamos.”
Dois a Dois: redescoberta paternal
Em Dois a Dois, Nicholas Sparks se afasta dos clichês habituais, centrando a narrativa na relação pai-filha. Ele inicia a história refletindo sobre o casamento de Russ e Vivian, desde seu início até o esfriamento da relação.
Contudo, o retrato do casamento não me convenceu. Além disso, o protagonista, Russel, também não atendeu às minhas expectativas; suas queixas disfarçadas de preocupação e críticas à esposa, seguidas de declarações de amor, soaram contraditórias e frustrantes.
A relação pai e filha, por outro lado, é encantadora. Inicialmente, Russel é um pai que se dedica ao trabalho e à manutenção da estabilidade familiar. Com a mudança na dinâmica familiar, causada pela nova rotina de Vivian, ele é forçado a passar mais tempo com London. Essa nova realidade permite que ele redescubra o papel de pai e a importância de estar presente na vida da filha. A caracterização de London é uma das melhores partes do livro, com suas interações sendo as mais envolventes.
Quando um protagonista não me agrada, especialmente em narrativas em primeira pessoa, a leitura se torna desafiadora. Infelizmente, essa foi a minha experiência. Apesar de ter expectativas altas, a construção do personagem-narrador não funcionou como eu esperava.
A edição de Dois a Dois é linda, com uma capa que reflete bem o clima da história, e o título foi escolhido após consulta aos leitores nas redes sociais. O espaçamento e o tamanho da fonte são confortáveis, e cada capítulo inicia com uma pequena borboleta no topo da página.
Embora a leitura não tenha sido totalmente satisfatória para mim, o livro é muito elogiado, tanto aqui quanto no exterior. Recomendo que deem uma chance à obra e espero que tenham uma ótima leitura! Quem já leu, compartilhe suas impressões nos comentários!
Até a próxima!
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!
22 comentários
Oi Gaby tudo bem?
Gostei muito de saber a sua opinião e parece ser uma ótima pedida por mais que sua avaliação tenha sido meio baixa, gosto muito dos livros do Nicholas e sei que esse seria uma ótima pedida para mim.
Abraços
Olá!
Olha, não tenho muita vontade de ler os romances desse autor justamente por causa da “chuva de clichês”, mas até que esse livro parece ser diferente… A questão é que o final de sua resenha me deixou meio com o pé atrás… Não sei se lerei esse livro, parece legal, porém tem tantos títulos na minha lista que tenho certeza de que vou gostar que ainda não sei se darei atenção a esse título ‘-‘
Já li diversos livros do autor e mesmo amando mais que tudo sempre acho que ele usa uma forma para escrever, é tudo padronizado, então claro que Dois a Dois está na minha lista de desejos, simplesmente pela promessa de ser diferente.
Quero só ver se vai funxionar comigo.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Olá!
Esse é um livro que está no meu Kindle aguardando a leitura. Nicholas me atraí com seus romances, mas confesso que não consigo ler um seguido do outro. Mas não falta emoção em suas histórias.
Acredito que essa leitura farei mesmo no próximo ano.
Beijos!
Oi Gabi, tudo bem?
Vou ser sincera com você, não sou muito fã de Nicolas, para mim seus livros sempre faltam alguma coisa mais emocionante, não sei explicar! A sua resenha foi maravilhosa, gostei muito! Vou passar esse livro para as meninas que gostam. Obrigado, bjs!
Olá, tudo bem? Ao mesmo tempo que tenho curiosidade de ler esta estória mais “diferente” do autor, sinto um pouco de medo, rs. A trama parece ser muito boa, eu, pessoalmente, fiquei curiosa pra ler o livro, é uma pena que não tenha funcionado muito contigo.
Beijos,
Duas Livreiras
Adorei a sua sinceridade na resenha. Eu simplesmente amo o tio Nick, mesmo sabendo que as estórias tem enredos bem parecidos – talvez tenha sido por isso que tenha deixado de ler um pouco os seus livros. Ainda assim, quando soube desse livro, fiquei louca de cara. Já quero muito ele para mim 🙂
Eu não li ainda este livro, e estou bem curiosa justamente por ele sair de sua zona de conforto. Uma pena que não foi a leitura que você esperava.
Bjs, Rose
Oiê, tudo bem?
Já li três livros do Sparks e gosto do muito do autor. Pelo menos amei os livros que li. Embora tenha visto muito a capa desse livro por aí, é a primeira resenha que leio. Te entendo, quando eu não me identifico o personagem narrador, não consigo me envolver com a trama também. Se um dia eu tiver a oportunidade de ler o livro, venho te dizer o que achei. Também acho que mesmo que uma leitura não funcionou com você, não significa que será o mesmo com os outros, por isso eu recomendo até leituras que não foram tão boas para mim, como você fez aqui. Essa capa é muito linda. Encantadora. Um beijo, sucesso com o blog e até minha próxima visita!!!
Confesso que não sou nada fã de Nicholas Sparks. Já tentei ler os livros dele e a leitura não me prende, acho monótono, arrastado, sei lá. Sem contar que o final sempre tem alguma tragédia, aí não rola mesmo comigo. Que pena que você também não gostou muito!
Um beijo, Pri ?
Por Amor aos Livros
Eu gostei muito da sua sinceridade nesta resenha. Eu gosto bastante dos livros do Nicholas Sparks e na época que ele veio ao Brasil eu estava curiosa com esse livro, mas comecei a ler algumas resenhas e desanimei demais. Eu gostei de ver o teu ponto de vista sobre a obra e com certeza não é um livro que eu vou ler.
Oi, tudo bem?
Acredita que nunca li nada do autor? Apenas assisti às adaptações de alguns livros dele.
Confesso que essa é a primeira obra dele que desperta minha curiosidade, por não focar no romance e sim no relacionamento de pai e filha. Mesmo você não tendo gostado do protagonista e que a leitura não tenha atendido às suas expectativas, eu ainda daria uma chance para esta leitura para conhecer a escrita do autor.
De qualquer forma, adorei a sua resenha e a forma sincera com que você falou sobre a obra.
Beijos!
Já li algumas resenhas desse livro e esse tópico de caracterização da personagem ficou bem evidente mesmo, eu nunca li muita coisa do Nicholas, tenho muita vontade e tô esperando a hora certa de começar. Adorei a sua resenha, me fez ficar bem curiosa!
Olá!
Dei só uma olhada na sua resenha porque será minha próxima leitura. Até onde li resenhas, as opiniões não foram as melhores… Enfim, terei que ler para conferir.
Heey!
Nicholas Sparks é meu autor favorito! Amo os livros dele, e tudo que ele coloca no enredo.
Este livro esta na minha meta de leitura 2018, e gosto do enredo apresentado nele. Uma pena que a leitura não te envolveu.
Pretendo ler em breve e espero me encantar.
Beijos
Essa edição é uma das mais bonitas relacionadas as obras do Nicholas. Confesso que nunca li nenhuma obra do autor, pois ainda não tinha lido uma história que despertasse o meu interesse. Mas apesar de não gostar muito do gênero, irei dar uma chance haha. Sua resenha está ótima e irei anotar a sua dica, bjss!
que pena que o livro nao atingiu tuas expectativas… pra ser sincera, desisti do Sparks quando vi os enredos mais do mesmo nas leituras que fiz… quanto a esse novo, não me empolguei apesar da ‘mudança de ares’…
bjs…
OLá!
Esse ano não li nenhum livro do Sparks, estou me achando estranha, todo ano leio pelo menos um de seus romances, esse livro está na lista, mas fiquei com o pé atrás depois de ler sua crítica, odeio histórias que são desenvolvidas lentamente, e esse livro é bem grossinho rs’ que bom que o autor está investindo em algo novo, eu adoro livros melosos, água com açúcar, mas é sempre bom mudar né.. fiquei mais curiosa pela relação pai e filha aí, quem sabe no próximo ano eu não leia..
beijos!
Olá,
Eu sou muito fã do Nicholas Sparks. Já tem um tempo que desejo fazer essa leitura. Fiquei mega curiosa quando vi essa premissa, pois realmente foge do normal do autor. Enfim, uma pena que você não tenha gostado, espero ter uma opinião diferente da sua.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
Esta leitura também não funcionou para mim. Concordo com você sobre as reclamações do Russell, e achei que o cara foi meio que endeusado por algo que tantas mulheres fazem e são tratadas como “ah, não faz mais que a obrigação”.
Bjs
Olá, tudo bem? Apesar de Nicholas Sparks ser aclamado, confesso que li um livro dele que não curti, e agora não consigo ler mais nada dele. Ainda mais você trazendo pontos que identifico como também meu gosto para não me cativar com a história. Quem sabe futuramente mude de ideia?! Ótima e sincera resenha!
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oii. Gostei da sua forma de avaliar o livro no final, é diferente.
Minha irmã é fã dos romances do Nicholas, e sempre está comentando sobre eles e sou obrigada a assistir os filmes rsrs. O pouco que sei sobre as histórias me fizeram desanimar por ser tão clichê e romance demais pra minha mente.
E é até legal saber agora que ele se aventurou em outro tipo de história além de romance de casal, quem sabe eu não dê chance pra esse livro 🙂