Adoro livros que fazem referências a outras obras, e se essas obras são consagradas, melhor ainda. O Terceiro Testamento me conquistou por essa característica. Para você ter uma ideia, cito duas dessas referências: Arthur C. Clarke e Ievguêni Zamiátin.
Mas o livro também me cativou pela trama intrincada, com eventos ocorrendo em todo o mundo. Acho muito interessante quando os autores conseguem dimensionar fatos em escala global; não é algo fácil de fazer.
Em O Terceiro Testamento, algo muito estranho está acontecendo. Muitas pessoas ao redor do mundo estão tendo alucinações. Essas alucinações parecem tão reais que afetam todos os sentidos. Começa como uma sensação de déjà vu, que logo se transforma em uma experiência realista. Além das alucinações, há relatos de suicídios, incluindo de grupos que nunca tiveram histórico de problemas psicológicos. Esse surto de alucinações atinge a todos, inclusive a presidente dos EUA.
Christopher Galt
“O tempo retorceu e se dobrou sobre si mesmo. O passado e o presente ficaram sobrepostos, os acontecimentos ocupando em concomitância dois lugares, e nenhum. É o que estamos vendo.”
Com essa premissa, Christopher Galt (pseudônimo de Craig Russell) desenvolve uma trama que destaca várias áreas da ciência, como ciência da computação, neurociência, física quântica, psiquiatria e linguística.
A história tem vários personagens, mas a trama central foca no psiquiatra e neurocientista John Macbeth. Ele é um cientista respeitado que lidera um projeto para criar uma inteligência artificial autônoma. Macbeth também experimenta a sensação de déjà vu. Mesmo sendo um homem das ciências e convivendo com pessoas tão competentes e inteligentes quanto ele, ninguém sabe ao certo o que está acontecendo. Para complicar, em um momento de instabilidade, surgem grupos religiosos fundamentalistas, pregando teorias do fim dos tempos e a intervenção divina como castigo pela distância do homem dos caminhos de Deus.
O terceiro testamento: a crítica ao fanatismo religioso
Foi uma ótima leitura, embora em alguns momentos eu tenha achado que o autor se estendeu demais na descrição das alucinações. A leitura flui muito bem, mesmo com muitos termos técnicos relacionados a patologias psiquiátricas. Christopher Galt demonstra domínio da escrita, e os capítulos são curtos. Também gostei do fato de cada capítulo focar em um dos personagens, com Macbeth aparecendo mais vezes.
Outro ponto interessante é que a trama se passa no presente, e os experimentos científicos são críveis. A explicação para a causa das visões é muito bem elaborada, e o leitor acompanha o desenrolar de uma conspiração.
O terceiro testamento é um livro para quem aprecia o gênero. O leitor não encontrará um romance entre protagonistas, mas um dos pontos característicos da ficção científica: a tecnologia usada para explorar as possibilidades do futuro da humanidade. Mas, calma, aqui não há máquinas querendo dominar o mundo. A grande questão é: as máquinas artificialmente inteligentes podem se tornar tão complexas quanto os seres humanos? E, ao tomarem forma de vidas humanas, afetariam a dinâmica de todo o universo?
Gostei também da crítica ao fanatismo religioso. Embora não haja uma crítica a uma religião específica, é possível perceber as sutilezas do fanatismo. O autor apresenta grupos religiosos fundamentalistas que emergem em um momento de crise global, quando as alucinações e a instabilidade social estão em alta.
Esses grupos utilizam a situação para propagar teorias apocalípticas, afirmando que os eventos são um sinal de castigo divino. A narrativa sugere que, em tempos de incerteza, as pessoas podem se apegar a crenças extremas como uma forma de encontrar sentido e controle em meio ao caos.
Christopher Galt
“Todas as religiões judaico-cristãs, inclusive o islã, acreditam em um Deus cuja existência é paralela ao mundo do Homem e em uma Verdade que, por fim, será revelada aos fiéis. A interação entre o Homem e seu Deus, isto é, toda teofania bíblica, assume a forma de visões: sarças que ardem, colunas de fumaça, colunas de fogo…”
Palavra final
O desfecho de O terceiro testamento é excelente. Tentei imaginar algumas possibilidades ao longo do livro, mas não consegui prever o final. Preciso ressaltar que a Editora Jangada fez um ótimo trabalho na edição. Se você é fã de sci-fi, então esse livro é para você.
Até a próxima resenha!
Comprar: Amazon
Título: O TERCEIRO TESTAMENTO | Autor(es): Christopher Galt | Assunto: Ficção - Ação e Suspense | ISBN: 9788555390760 | Idioma: Português | Tipo de Capa: Brochura | Edição: 1ª Edição 2017 | Número de Páginas: 416
*Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Pensamento
26 comentários
Nilda, Posso te dizer que após ler a resenha, esse livro me surpreendeu! Confesso que quando li o título e vi a capa, não me interessei muito, porém ao ler, adorei. Fiquei curiosa para saber o motivo das pessoas estarem tendo alucinações, e até imaginei um possível filme!
Abraços
Sim, esse livro tem tudo para ser uma ótima adaptação para o cinema.
É surpreendente o motivo das alucinações.
Beijos
Oi Nilda, tudo bem?
Que bom que você teve uma boa experiência com a leitura de “terceiro Testamento”, isso acontece quando estamos com uma obra de boa qualidade em mãos. A temática é um tanto quanto diferente do que eu curto – sou daquelas que AMA a fofoca da literatura, ou seja, as biografias. Mas ok, gosto é gosto,não é?
Super beijo!
Tati, Obrigada pelo comentário. Acredita que não gosto muito de biografias. Leio muito pouco esse gênero.
Beijos
Oie , tudo bem?
Sinceramente esse não é um livro que eu compraria sem saber muito sobre ele, sua resenha foi ótima, gosto muito do gênero Ficção Científica, mas acho difícil achar um livro que me encante desse gênero. A temática dele parece ser bem diferente, e sua resenha me incentivou a colocar ele na lista e dar uma chance. Quem sabe é por ele que eu me encante? *-*
Beijos.
Gente!!!! Conhecia apenas a capa deste livro, agora estou enlouquecida para ler!!! Adoro livros com esta temática, fico realmente fascinada. Este livro passará na frente de toda a minha lista de leituras, quero comprá-lo já semana que vem!
bjs
Eu também curto quando o livro faz referências a outras obras, Fabián e o Caos, que finalizei recentemente, faz isso. Sobre O Terceiro Testamente, não li, mas desde que vi sinopse, fiquei, no mínimo, curiosa. A capa também ajuda. Mesmo com a observação do autor ter se estendido em alguns momentos das alucinações, como você ressalta, só sinto vontade de ler.
Olá Nilda, tudo bem?
Vou te falar que romance é eu gênero favorito ever, mas eu gosto de varias e conhecer obras novas. Amei a premissa desse livro e a sua empolgação ao resenha-lo. A ideia de alucinações, uso de tecnilogia para mesclar os acontecimentos e o livro ser fluido me conquistaram. Sobre os autores se estenderem um pouco das descrições já tá ficando bem comum né? 9.3 é uma nota ótima.
Adicionado a lista de leitura com sucesso!
Beijos
Que o autor passe veracidade no enredo que cria. Isso para mim faz toda a diferença. Não importa o quão maluco seja a história, se eu acreditar nela, ela passa a existir de verdade para mim.
Bjs Rose
Olá!
Não conhecia a obra nem a autora, mas depois de ler a sua resenha fiquei bastante curiosa para ler! Obrigada pela dica!
beijos
a-lilianaraquel.blogspot.com
Olá!
Já tinha lido algumas resenhas sobre essa história e está nos meus livros desejados. Apesar de ler pouco sobre ficção científica, toda resenha me deixou ansiando por conhecer com meus próprios olhos essa incrível leitura.
Sem dúvidas é aquela leitura que deixam marcas de reflexão.
Espero curtir assim como você!
Beijos!
Olá!
Eu gostei muito da sua resenha, bem escrita e bem explicada, mas infelizmente esse não é meu tipo de leitura, por isso, vou passar a sua dica para uma amiga que adora.
Beijos
Bah, me interessei! Gosto muito do gênero e fiquei particularmente atraída pelo livro pelo que você disse quanto à crítica feita sobre a religiosidade… É um ponto que sempre me chama atenção. Vou colocá-lo na lista.
;*
Olá, tudo bem?
Eu não conhecia esse livro mas sua resenha me deixou muito instigada a saber mais sobre a história. Anotei a dica já, beijo!
Uaaaaaau que livro!
Gostei muito do enredo de ciência, física e até mesmo psiquiatria.
Mesmo não sendo meu campo de leitura, fiquei bem curiosa com o desfecho.
Vou anotar sua dica.
Beijos e até a próxima.
Não conhecia essa história! Estou entrando nesse mundo de sci-fi e quero ler mais e mais livros assim! Eu amei a indicação, a premissa a resenha me deixou super curiosa com a história! Adoro livros que envolvem o psicológico humano e nossa esse me lembrou um pouco Caixa de Pássaros! Adorei
Adorei o livro, estou atrás de um livro com essa pegada ficção científica e as citações que você colocou me deixaram animada para a leitura. Espero ler em breve.
Nilda, confesso que na hora que li o título do livro já senti que não ia curtir o livro e na medida que fui lendo a sua resenha a certeza só ficou mais forte.
Não curto ficção científica e é muito raro encontrar alguma que me agrade.
Sua resenha está muito boa, mas não ma agrado do livro.
Olá Nilda, tudo bem?
Eu também cheguei a ler O Terceiro Testamento, mas ao contrário de você, não consegui me adequar tanto assim no enredo. Achei tudo muito confuso e por muitas vezes incômodo de tantas repetições. Uma pena, pois a temática é super pertinente.
Beijos
Olá Nilda, tudo bem?
Cheguei a ler este livro também, mas diferente de você, não consegui me achar na leitura dele. Uma pena, pois o tanto de repetições acabou me afastando do propósito do livro.
Beijos
Oi,
Gostei muito da resenha e tenho certeza que vou gostar muito do livro também.
Fiquei bem curiosa com o final.
A capa está bem bonita se simples, mas o título não me agradou muito. Se fosse comprar pela capa/título para conhecer a história, nunca conheceria.
Beijos
faz tempo que nao leio algo na vibe, e até gosto… quando vi esse livro a primeira vez, senti que deveria fazer a leitura… tá na lista de desejados… bomsaber que os capítulos são curtos e ele flui bem, apesar de alguns termos mais ‘técnicos’…
bjs…
Adorei!! confesso que sou a garota do romance, mas de uns tempos para cá tenho buscado gêneros diferentes, e esse me lembrou um livro que estou lendo, chama Um Tom Mais Escuro de Magia. Achei interessante essa ideia que o livro passa, fazendo relação entre a tecnologia e as emoções humanas, é muito interessante analisar esse tema mais a fundo.. faz a gente refletir sobre como sera nosso futuro. vou comprar com certeza, adorei a premissa do livro e sua resenha me deixou bem instigada a descobrir mais sobre a história por conta própria
Acho que a sua reenha é a mais positiva que já vi sobre esse livro. Acho a sinopse bem intrigante e minha vontade de lê-lo se fortaleceu com sua nota 9!
Beijos!
Olá, tudo bem? Nossa parece ser um livro bom mesmo. Gosto também de histórias que fazem referências a outras também. Juro que não imaginaria ser uma ficção científica e por isso estou bem surpresa e animada. Gostei e com certeza leria. Adorei as suas fotos <3
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Olá, adorei a resenha, parabéns…eu ouvi falar da obra no lançamentos, mas não dei tanta atenção. Depois de ler sua postagem fiquei curiosa para conferir.
Abraços