VHS: verdadeiras histórias de sangue é um livro autor Cesar Bravo, Editora Darkside. Esse é meu primeiro contato com o autor e já posso dizer que lerei tudo que ele publicar. Que histórias medonhas esse homem criou!
O livro é um romance de horror fragmentado em contos que mantêm ligações entre si, principalmente devido à ambientação, Três Rios, cidade do interior de SP. Há outros pontos de ligação. Podemos dizer que Três Rios é nossa Darry. Nela o mal habita. Ou será que os humanos que habitam por lá é que são o verdadeiro mal? E para deixar tudo mais intrigante, logo no início do livro há recortes de jornais com notícias macabras, só para deixar o leitor ainda mais imersos nos contos.
Há outra característica que deixa esse livro ainda mais interessante: os anos nos quais as histórias se passam, entre 1985 a 1995. E aí vem aquela nostalgia dessa época que não volta mais. Naqueles tempos, a gente tinha um programa só nosso – ir à locadora levar para casa filmes para o final de semana inteiro. E tinha que rebobinar as fitas antes de entregar.
VHS: verdadeiras histórias de sangue
Três Rios uma cidade onde o mal habita
O primeiro conto, Firestar videolocadora, nos colocar nesse ambiente de aluguel de filmes, com referências aos clássicos de terror, como: A volta dos mortos-vivos, Hellraiser, Candyman, Enigma de outro mundo, A Mosca, Massacre da serra elétrica, entre outros. Esse conto nos entrega uma história macabra, com toques de voyeurismo. Esse é um dos que eu mais gostei, porque é verossímil.
Mas a característica principal, que faz de VHS: verdadeiras histórias de sangue um dos melhores livros de terror contemporâneo, é sem sombra de dúvida a escrita de Cesar Bravo. Ele consegue passear por vários subgêneros do terror com muita elegância, entregando uma linguagem fluída. Você senta para ler um conto e quando vê já tem lido dois, três…
Não sei dizer qual ou quais são meus contos favoritos. Não sei se os mais soturnos, com abordagem mais psicológica. Ou os mais sangrentos, gore, com cenas mais violentas.
Leitor de terror, leia VHS: verdadeiras histórias de sangue. Ah, mas jamais passe em Três Rios. O mal anda sempre à espreita por lá. Até uma chuva de sangue pode te pegar em plena praça central.
Se interessou pela obra?
O Blog é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link, ganho uma pequena comissão. Assim, você ajuda a manter o site no ar e ganhar minha eterna gratidão por apoiar meu trabalho.
5 comentários
Eu quero muito ler VHS! Eu já vi comentários muito positivos sobre a escrita do autor e eu gostei muito da forma como ele contruiu a história, em forma de contos que se interligam, que me lembra um dos meus livros favoritos!
Também acompanho o autor nas redes sociais e ele também é um pouco macabro né?! kkkk
Adorei sua resenha e suas fotos, ficaram perfeitas!!!
Oi Nina.
Estou com tanta vontade de ler esse livro e sabendo um pouco da história através da sua opinião, minha curiosa aumentou. Será uma ótima oportunidade de conhecer a escrita do autor. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.
Olá, tudo bem? Acho que é a primeira vez que vejo a expressão terror contemporâneo, mas entendi o contexto que se insere haha Acho maravilhoso quando uma escrita nos conquista né? O nome do autor não me é estranho, por isso sempre tive curiosidade em ler algo dele. Admito que se fosse pela sinopse e capa, talvez não me interessasse, mas sua resenha me despertou. Dica anotada!
Beijos
Estou vendo muitos comentários positivos sobre essa obra. Confesso que não é um gênero que me desperta interesse, mas as opiniões estão maravilhosas. E achei muito interessante a época em que tudo acontece. Acredito que o autor criou um cenário maravilhoso e horripilante, ao mesmo tempo. Adorei sua resenha e a foto ficou lindíssima.
Beijos.
[…] vocês precisam ler DVD devoção verdadeira a D. Cesar Bravo, Editora Darkside. Leia também VHS: verdadeiras histórias de sangue. Já tem […]