terça-feira, julho 23, 2024
Home Resenhas Psicose || Robert Bloch | Editora DarkSide

Psicose || Robert Bloch | Editora DarkSide

por Nilda de Souza

Psicose, Robert Bloch, Editora DarkSide Books. Estou completamente fascinada por essa história. Bloch soube trabalhar brilhantemente o lado psicológico do criminoso. 

Mas devo admitir que, antes da série de TV Bates Motel, que estreou em 2013, eu só havia assistido ao filme Psicose uma vez, a adaptação de 1960 (sobre a adaptação de 1998 prefiro não falar). 

Então, meu amor por essa história veio da série e, principalmente, por causa do trabalho magnífico da atriz Vera Farmiga, que interpreta a mãe de Norman. Eu nunca tinha lido o livro. Que erro terrível! E olha que eu tenho essa edição desde o lançamento, 2013. 

Bom, mas do que trata essa Psicose? 

Psicose conta a história de Marion Crane, uma mulher que vê uma oportunidade de mudança de vida quando o chefe pede que ela deposite 40 mil dólares no banco. 

Crane foge com o dinheiro, e acaba se hospedando no Bates Motel, um hotel de beira de estrada, em decadência, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. 

Marion Crane foge com o dinheiro imaginando uma vida feliz com o noivo, mas o destino tem outros planos. 

O destino também resolveu agir na vida de Norman. Até a chegada de Crane, Norman tinha conseguido manter em segredo os seus tormentos e crimes, por muitos e muitos anos. 

O que chama atenção nessa história é que o foco é mais na relação doentia de mãe e filho. O horror dos crimes também está presente, claro, mas os delírios de Norman estão em primeiro plano. E isso é tão perturbador quanto os crimes. 

Psicose é um misto perfeito de terror e suspense. Por isso ele está na minha lista do clube #VertentesMal Lendo terror clássico. 

Vocês já leram esse livro? Já viram as adaptações – filmes e séries? Acho que é quase impossível alguém não conhecer a icônica cena da moça sendo atacada no banheiro. 

Sem sombra de dúvida, Psicose é um clássico dos clássicos. Norman Bates está na lista dos meus psicopatas favoritos. A gente pode até fazer uma lista. Lembram de mais personagens psicopatas da literatura? 

Leitura realizada no Clube Vertentes do Mal – Lendo terror clássico. Para saber sobre o Clube, acesse o link

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.