Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas da autora Rupi Kaur, dividido em quatro partes: A dor, o amor, a ruptura e a cura. No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Planeta e, na versão em inglês, intitula-se Milk and Honey. Durante a leitura, é possível encontrar trocadilhos que brincam com ambos os títulos, tanto na versão em português quanto na versão em inglês.
Outros jeitos de usar a boca: a dor
você diz para ficar quieta porque
minhas opiniões me deixam menos bonita
mas não fui feita com um incêndio na barriga
para que pudessem me apagar
não fui feita com leveza na língua
para que fosse fácil de engolir
fui feita pesada
metade lamina metade seda
difícil de esquecer e não tão fácil
de entender
Os poemas presentes nesta parte do livro, são intensos e fortes e tratam a dor de mulheres que sofreram abusos em casa ou fora dela, mulheres que quando crianças não tinham um bom relacionamento com o pai, violência domestica e machismo.
Outros jeitos de usar a boca: o amor
ele diz
desculpe por eu não ser uma pessoa fácil
eu olho para ele surpresa
quem disse que eu queria fácil
eu não gosto de fácil
gosto de difícil pra caralho
A segunda parte é sobre o amor, e nesta traz poemas doces, inocentes, apaixonados e sexys. Tem uma certa leveza, principalmente após a leitura do capítulo anterior.
A ruptura
você não agiu errado quando foi embora
você agiu errado quando resolveu voltar
pensando
que podia ficar comigo
quando fosse conveniente
e me deixar quando não fosse mais
Neste capítulo, também tem uma certa leveza, apesar de abordar temas como términos de relacionamento e assédio. As palavras que Rupi usa são para descrever como um sentimento pode nos quebrar, e ainda assim ser capaz de aprender a lidar com a perda.
A cura
quero pedir desculpa a todas as mulheres
que descrevi como bonitas
antes de dizer inteligentes ou corajosas
fico triste por ter falado como se
algo tão simples como aquilo que nasceu com você
fosse seu maior orgulho quando seu
espíritos já despedaçou montanhas
de agora em diante vou dizer coisas como
você é forte ou você é incrível
não porque eu não te ache bonita
mas porque você é muito mais do que isso
A cura é o capítulo com poemas sobre aceitação, amar a si e como é importante perdoar. É um dos capítulos mais bonito do livro.
A primeira coisa que me motivou a ler este livro foi um vídeo da youtuber Jout Jout. Após assisti-lo, encontrei, em diversas redes sociais, fotos e trechos que aumentaram ainda mais meu interesse pela leitura.
A forma como Rupi Kaur escreve os poemas é simples, permitindo que a complexidade dos temas abordados se destaque. As ilustrações, em um estilo minimalista e sem cores, são compostas apenas por traços finos e delicados, que complementam as palavras da autora.
A leitura é prazerosa e, ao chegar ao fim, deixa aquele gostinho de “quero mais”. É impossível não se identificar ou se emocionar com os poemas. A maneira singela e singular com que Rupi escreve nos faz sentir acolhidas, abordando a importância do empoderamento feminino e nos mostrando que nós, mulheres, não estamos sozinhas nessa luta.
Recomendo esta leitura a todos; é o tipo de livro que nos faz sentir acolhidos. A leitura é fácil, pois possui uma linguagem informal e poucas páginas.
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!