Home Resenhas A assombração da casa da colina | Shirley Jackson

A assombração da casa da colina | Shirley Jackson

por Nilda de Souza
A assombração da casa da colina, Shirley Jackson, Editora Alfaguara. Assim como muitos leitores, fui atrás do livro após assistir à série da Netflix, A maldição da casa da colina, baseada no livro da Shirley. A leitura do livro me trouxe novas sensações, diferentes das da série, é claro, devido às diferenças nas mídias.
A jornada termina no encontro dos amantes.”
Essa frase me acompanhou durante toda a leitura de A assombração da casa da colina, Shirley Jackson. No entanto, devo admitir que tive sentimentos conflitantes, pois frequentemente comparava ambas as obras. A série me conquistou em muitos momentos, especialmente na composição dos personagens. Causou um certo estranhamento o fato de que, no livro, os personagens não são uma família.
…até as cotovias e os gafanhotos, pelo que alguns dizem, sonham.
Mas, vamos falar do livro. E que livro, minha gente! Shirley Jackson sabia o que estava fazendo; não é à toa que é considerado um clássico do gênero, merecendo assim duas adaptações cinematográficas: Desafio do Além (1963) e A Casa Amaldiçoada (1999), além da série. A obra de Shirley Jackson é considerada uma das melhores histórias de terror do século XX. A Assombração da Casa da Colina coloca Shirley ao lado de grandes nomes do terror, como Edgar Allan Poe, Mary Shelley, H. P. Lovecraft, Bram Stoker e Anne Rice (vamos nos ater a esses). Sua obra influenciou autores renomados como Neil Gaiman e Stephen King.

A assombração da Casa da Colina: experiência Sobrenatural

Em A assombração da casa da colina, temos quatro personagens centrais: Eleanor, Theodora, Luke e o Dr. Montague. Eles se hospedam na famosa casa a convite do Dr. Montague, com objetivo de estudar os supostos fenômenos sobrenaturais que habitam o imóvel. Como estudioso de casos sobrenaturais, ele escolhe a Casa da Colina por seu histórico de eventos estranhos, que remontam à sua construção há mais de 80 anos. Além dos quatro personagens citados, destaco ainda as figuras da Sra. Dudley e da Sra. Montague, que contribuem significativamente para a atmosfera da casa.
A Casa da Colina, nada são, erguia-se solitária em frente de suas colinas, agasalhando a escuridão em suas entranhas; existia há oitenta anos e provavelmente existiria por mais outros oitenta.
A primeira coisa que chamou minha atenção é que, em A Assombração da Casa da Colina, a autora cria o terror utilizando um recurso sinestésico. É angustiante acompanhar os personagens trancados em um quarto enquanto algo ou alguém bate nas portas. A sensação é de que, a qualquer momento, algo pode entrar. A casa é descrita de maneira que sugere mais do que revela. O terror não vem apenas de aparições visíveis, mas da sensação constante de que algo está presente. Essa sutileza é comparável a obras como A outra volta do parafuso de Henry James, onde o medo se desenvolve através da ambiguidade e da sugestão. O vento dobrando a grama e o frio congelante em um ponto do quarto ampliam essa atmosfera. Cabe à imaginação do leitor interpretar cada som descrito. O terror surge do conhecimento, das experiências e das expectativas do leitor, permitindo imaginar que tipo de fantasma ou entidade do mal está batendo na porta. Li algumas resenhas que consideraram a narrativa arrastada ou uma enrolação. Acredito que A Assombração da Casa da Colina é uma história para ser lida com os sentidos. É preciso ver através do som, do sopro do vento. Outro ponto interessantíssimo são os personagens, cada um afetado de forma única pelo ambiente da casa. Mas é em Eleanor que a casa encontra a porta mais acessível, pois ela é uma pessoa solitária que anseia por amor, mesmo que seja de uma casa mal-assombrada. A relação entre Eleanor e Theodora é problemática; às vezes parece que elas se amam, enquanto em outras situações há despeito. O Dr. Montague parece mais preocupado em tirar férias da esposa do que em desenvolver sua pesquisa. Já a Sra. Montague tem uma personalidade forte, ofuscando completamente o marido. Já deu para perceber o quanto gostei da leitura. Existem outras questões interessantes a serem exploradas, mas por enquanto, fico apenas com os pontos mencionados. Se você gosta de terror, definitivamente leia A Assombração da Casa da Colina.   

Compre na Amazon

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

Voce pode gostar

18 comentários

Larissa Dutra janeiro 24, 2019 - 2:21 pm

Olá, tudo bem? Caramba, esse livro parece ser mesmo assustador, hahaha. Eu não costumo ler livros desse gênero porque sou bem medrosa, mas parece ser um livro maravilhoso. Adorei tua resenha e dica!

Beijos,
Duas Livreiras

Responder
Nilda de Souza janeiro 27, 2019 - 11:39 pm

Beijos e obrigada pela visita!
Sim, é um livro ótimo!

Responder
Cibele janeiro 26, 2019 - 10:54 am

Ola!
Não conhecia o livro, mas parece ser uma grande obra. Não tenho costume de ler esse gênero, pois sou bem medrosa até mesmo com filmes de terror. Rs
Alguns amigos meus amam o gênero e vou indicar sua resenha para eles, quem sabe eles fiquem empolgados para ler.
Adorei a tua resenha, beijos!

Responder
Dayhara Ribeiro Martins janeiro 26, 2019 - 6:58 pm

Poxa vida, que resenha mais completa! Apesar de não ser um gênero que eu tenho o hábito de ler porque sou medrosa pra caramba, gostei demais dos pontos ressaltados por voce e tenho certeza que essa leitura seria muito interessante. Dica anotada!

Responder
Beatriz Andrade janeiro 26, 2019 - 10:39 pm

Oi, Nilda. Eu adorei esse livro, li bem antes da série. Adorei ver a sua opinião com a leitura!!!
Vou confessar uma coisa, mesmo tendo amado o livro eu gostei ainda mais da série, muito mais. Nossa, a série mexeu comigo de uma tal forma que nem sei explicar. E o que eu estranhei na série foi o fato dos personagens serem todos familiares hahaha

Responder
Nilda de Souza janeiro 27, 2019 - 11:38 pm

Eu também adorei a série. Os personagens como família é muito mais legal rsrsrsrs

Responder
Mayara Milesi janeiro 27, 2019 - 9:28 am

Ola!!!

Minha nossa, ha quanto tempo eu não vinha ao seu blog, como ele está lindo!!! Parabens!!!

Sua resenha está realmente incrível e muito bem escrita, porem, infelizmente, eu não sou uma leitora assídua do gênero terror, tenho muito problema com ele por ser realmente medrosa, mas amei a sua resenha e tenho certeza que esse livro deve ser realmente incrivel!

beijos

Responder
Nilda de Souza janeiro 27, 2019 - 11:36 pm

Obrigada, Mayara!
Sim, sim muita gente não gosta do gênero.

Responder
jaque reis janeiro 27, 2019 - 12:38 pm

Olá!
Confesso que andei desanimando da leitura justamente por ler comentários sobre ser arrastado e tal. Que bom que você gostou da leitura e trouxe outra perspectiva, realmente deve ser um livro eletrizante e impactante de outras formas mais sutis, mas que não deixam de ser terror também. Enfim, espero poder ler em breve também

Responder
Nilda de Souza janeiro 27, 2019 - 11:34 pm

O terror psicológico é sempre mais arrastado, pois ela vai penetrando aos pouco.
Beijos e obrigada pela visita

Responder
Maria Luíza Lelis janeiro 27, 2019 - 8:29 pm

Olá, tudo bem?
Eu ainda não conhecia esse livro, mas admito que não faz meu estilo. Eu não leio e nem assisto terror, por isso nem o livro e nem a série despertam meu interesse. No entanto, lendo a sua resenha ficou evidente o quanto você gostou da leitura e fiquei feliz por perceber que o livro faz jus a classificação como um clássico da literatura. Adorei conferir sua resenha e acredito que, para quem gosta de terror, essa deva ser uma leitura incrível.
Beijos!

Responder
Nilda de Souza janeiro 27, 2019 - 11:33 pm

Terror não é um gênero que agrade a todos, pois há a questão de lidar com os nossos medos.
Obrigada pelo comentário 🙂

Responder
Cabine de leitura janeiro 28, 2019 - 9:38 am

Tive o prazer de ler esse livro e simplesmente amei, não é a toa que é considerado um dos melhores. Realmente é angustiante acompanhar alguns momentos da casa e eu acho que toda a narrativa foi feita para mexer com a imaginação do leitor, concordo que seja para ler com os sentidos.

Responder
Nilda de Souza janeiro 30, 2019 - 8:06 pm

Sim,sim é um livro que mexe com imaginação do leitor. É uma construção posso a passo do terror.

Responder
Ana Caroline Santos janeiro 28, 2019 - 9:56 pm

Olá, tudo bem? Realmente, as resenhas que tinha lido até agora sobre o livro falam sobre uma leitura muito densa, e arrastada, enfim, a maioria achando bem ruim. É a primeira resenha positiva que vejo, e pelo que noto gostou muito. Não é uma temática do meu interesse atual, mas reconheço sua importância. Quem sabe eu comece pela série e assim me anime para ler a obra escrita. Adorei a resenha!
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br

Responder
Paac janeiro 30, 2019 - 11:27 pm

Eu quero muitoo ler esse livro mas infelizmente me falta tempo, eu prefiro ler a obra já que sou medrosa demais pra série kkk

Responder
Laura outubro 22, 2021 - 3:18 pm

Boa tarde!!
Pessoal, qual a classificação de idade?

Responder
Nilda de Souza outubro 22, 2021 - 3:48 pm

Oi, Laura! Não recomendo para menores de idade, pois tem momentos tensos que podem causar danos psicológicos.

Responder

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.