Olá, leitores e leitoras, tudo bem com vocês? Hoje eu trouxe a review do filme 365 DNI, que está dando o que falar nas redes sociais nas últimas semanas. 365 DNI é o mais novo sucesso do site de streaming Netflix, é um filme dramático-erótico polonês, lançado no início desse ano. O filme é baseado na trilogia de livros da autora Blanka Lipinska.
O elenco principal é formado por: Michele Morrone que interpreta Massimo um mafioso italiano e Anna Maria Sieklucka que interpreta Laura.
Este filme contém inúmeras cenas de sexo, portanto não é recomendado para menores de 18 anos.
Filme 365 DNI é sobre o quê?
A história se inicia com uma reunião de negócios que dá errado, em que Massimo vê seu pai sendo assassinado em sua frente. A bala que acertou seu pai atravessou, ferindo Massimo. Enquanto todos ao redor tentavam salvá-los, Massimo observa o rosto de uma mulher até então desconhecida.
Ele ficou paranoico a procura desta mulher, para então encontrá-la no aeroporto da cidade, e tem a ideia mirabolante de sequestrá-la.
Massimo decide dar 365 dias para que Laura se apaixone por ele e decida ficar por conta própria, ou caso isto não aconteça ela estará livre para partir.
Assisti ao filme 365 DNI duas vezes antes de fazer esta resenha, e após ler vários comentários (de mulheres) endeusando o personagem masculino eu quase desisti de escrever.
Diariamente lemos e assistimos ao jornal e nos deparamos com notícias em que mulheres foram sequestradas e abusadas durante semanas, meses ou anos. Então pergunto: de quem foi a ideia genial em achar que sequestrar uma mulher é algo legal? Além disso, de onde tiraram que ver a mulher como um objeto de posse e sexual, romantizar a síndrome de Estocolmo é algo positivo?
Nós ~mulheres~ enfrentamos esses problemas todos os dias, é só pesquisar no Google. E o pior de tudo é ler que o Massimo era incrível porque proporcionava roupas e coisas caras para Laura, e isso só aumenta o estereótipo de que mulher é interesseira e só pensa no dinheiro. Outro ponto muito importante e que me deixou ainda mais incomodada foi todo assédio e abuso psicológico que o mesmo fazia com ela.
Fiquei extremamente desapontada com o enredo de 365 DNI, mesmo com uma fotografia e trilha sonora incríveis, todo o resto é ruim.
Conversei com diversas pessoas, e várias amigas amaram o filme e inclusive postam nas redes sociais que querem casar com um mafioso como Massimo. Acho isso extremamente problemático, pois estão normalizando atitudes abusivas de um homem violento e obsessivo, além de romantizar a Síndrome de Estocolmo e até mesmo o abuso sexual.
Não recomendo o filme, acho que é possível perder algumas horinhas do seu dia com algo que vale mais a pena que um filme problemático e só está fazendo sucesso porque os atores são bonitos, e contém cenas de sexo.
Mas, você pode assistir e tirar suas próprias conclusões. Ah, e tem o livro.
Se interessou pela obra? O Blog é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link, eu ganho uma pequena comissão e você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar minha eterna gratidão por apoiar meu trabalho.