O Retorno de Elizabeth Torny conta a história de vingança da protagonista Elizabeth, que sobreviveu ao massacre de sua família há 15 anos. Os responsáveis pelo crime eram pessoas que, no passado, foram acolhidas pela família dela. Agora, Elizabeth retorna à cidade de Palmertorny visando se vingar.
A narrativa começa com Elizabeth chegando à cidade de ônibus, onde conhece Edward e Lyus, personagens centrais na trama. Edward, por sua vez, força uma aproximação que acaba sendo irritante, revelando-se completamente atraído por Elizabeth.
Edward também carrega uma tragédia familiar: seu pai matou seu irmão enquanto este tentava defender a mãe de uma agressão. A mãe de Edward vive em profunda depressão e perdeu a visão, contribuindo para a atmosfera sombria da história.
Elizabeth se hospeda no único hotel da cidade, gerido por Whisper, uma mulher de caráter questionável que se mostra curiosa em relação à nova hóspede. Whisper avisa ao prefeito sobre a presença de Elizabeth, já que Palmertorny não costuma receber turistas, sendo uma cidade isolada.
Além de Whisper, há também Jennifer, uma moradora que não simpatiza com Elizabeth, pois é apaixonada por Edward. A obra explora temas de paranormalidade, revelando que Elizabeth pertence a uma família com poderes especiais, capazes de realizar desejos. A conexão entre raiva, ódio e vingança em Elizabeth me lembrou “Carrie”, de Stephen King.
Com 217 páginas, O retorno de Elizabeth Torny é relativamente curto e possui uma linguagem simples, proporcionando uma leitura rápida. No entanto, em alguns momentos, o tom humorístico parece forçado, especialmente nas primeiras páginas. Pessoalmente, conectei-me mais com a narrativa quando o humor não estava presente.
Embora eu aprecie histórias sombrias, compreendo a escolha estilística da autora, Tatyane Nichlas. Esse estilo pode agradar aos leitores que preferem narrativas mais leves, um terror mais brando.
Nas primeiras páginas, algumas atitudes de Edward parecem estranhas. Por exemplo, ele pede para Elizabeth, uma completa desconhecida, subir em seus ombros para ter uma visão da cidade. Essa cena me pareceu forçada e não condiz com a personalidade organizada de Elizabeth. Curiosamente, ela deveria ser a estranha, mas Edward acaba parecendo mais esquisito por forçar a aproximação.
O melhor momento do livro, para mim, é a revelação dos eventos trágicos do passado da família de Elizabeth. Sua busca por vingança é implacável, e suas ações cruéis refletem a crueldade que os moradores de Palmertorny também demonstraram no passado.
Uma escolha positiva da autora foi a interação entre Elizabeth e a personagem Jhenesy, que funcionam bem juntas. Espero vê-las interagir mais na continuação, “Elizabeth Torny: Os Cinco Segredos”.
Por fim, O retorno de Elizabeth Torny aborda questões importantes como preconceito, ingratidão e ganância, acrescentando profundidade à narrativa.
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

O retorno de Elizabeth Torny
Tatyane Nicklas
Título Original:
Editora: Tribo das Letras
Número de Páginas: 217
Ano: 2015
Avaliação: ★★★