Sobre o amor e outras manias é o livro de estreia do autor mineiro Leonardo Santaroli, que já faz grande sucesso nas redes sociais com seus textos sobre amor. Agora, esses escritos estão reunidos em uma belíssima edição publicada este mês pela editora Rodapé, selo do Grupo D’Plácido, acompanhada por ilustrações de Victor Soares.
O amor, segundo Aristóteles, é uma única alma habitando em dois corpos. Platão também deixou sua marca ao dizer que “ao toque do amor, todas as pessoas se tornam poetas”. Enquanto alguns o consideram uma loucura ou uma doença, o filósofo e poeta Henry David Thoreau afirma que “há apenas um remédio para o amor, que é amar mais”.
Sobre o amor e outras manias: liberdade e aceitação
É inegável que o amor nos dá ânimo, nos move e embeleza a vida. O que seríamos sem ele? Quando o amor se vai, ele dilacera, deixa feridas e transforma. Ao assumir o amor por alguém, devemos nos preparar para a dor de um coração partido, mas antes da partida, há tantos momentos bonitos e lembranças que só o amor pode criar.
“Ela me confessou que, na minha ausência, só precisou de uma boa música, uma dose de uma bebida qualquer e alguns lenços. E assim foi levando. Então acabou confessando um pouco mais, disse que a dor era reflexo de sua total entrega e que, pior do que não ouvir um ‘eu te amo’ de alguém, é ouvir e depois descobrir sua inverdade nas entrelinhas do destino.”
É sobre esse sentimento que o jovem autor escreve em seus pequenos textos, que transbordam graça e intimidade, provocando e envolvendo o leitor, fazendo-o relembrar suas próprias paixões.
“As pessoas vão te abandonar e você se sentirá sozinha, mas enxugue as suas lágrimas; isso tudo é a vida levando de você aquilo que não vale a pena viver.”
Mas como amar alguém se não conseguimos amar e admirar a nós mesmos? O amor-próprio é tema de alguns desses textos, que falam sobre liberdade, aceitação, expectativas e responsabilidade emocional.
O amor não mede esforços, não é competição, não é prender ou querer mudar o outro. Amor é aceitar as diferenças, dar liberdade, somar e compartilhar.
Este é um livro para ser lido aos poucos ou para ser devorado de uma só vez. A leitura é envolvente, e conheci o trabalho desse autor notável que já conquistou tantos leitores, especialmente o público jovem adulto.
“Só não me venha com aquele papo de que criei muitas expectativas. Existe uma diferença gritante entre criar expectativas e acreditar em pessoas. Acredito em pessoas na mesma intensidade com que acredito no amor.”
Sobre o amor e outras manias é um livro muito bonito! As palavras de Leonardo são acompanhadas por ilustrações encantadoras, tornando a experiência de leitura ainda mais interessante. A edição é primorosa, e a editora Rodapé se preocupou com cada detalhe. Não encontrei erros de revisão.
Uma ótima dica para presentear quem se ama!
Livro cedido em parceria com a editora.
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!