Home Resenhas Resenha Demolidor O homem sem medo

Resenha Demolidor O homem sem medo

por Nilda de Souza

Demolidor: O Homem Sem Medo foi minha última leitura. Desde o anúncio da Editora Novo Século [parceira do blog] de que o autor Paul Crilley teria a incumbência de colocar a história de Matthew Murdock em um livro, fiquei ansiosa para saber como seria o resultado. Agora posso dizer que o livro ficou ótimo. 

Demolidor: O Homem Sem Medo é uma versão em romance da HQ de Frank Miller e John Romita Jr., originalmente publicada em 1993. Essa é a mesma HQ que serviu de base para a série Demolidor, da Netflix. Portanto, se você não leu a HQ, mas assistiu à série, é certo que você identificará várias cenas. E se você não leu a HQ nem viu a série, não se preocupe, você entenderá a história.

A narrativa traz a origem do Demônio de Hell’s Kitchen. No livro, acompanhamos o garoto Matthew Murdock, desde os treze anos, quando perde a visão, até os 27 anos, já formado em advocacia e iniciando sua vida como super-herói.

Quando menino, Matt, como muitos garotos da sua idade, sofreu com bullying na escola. Os grandões não lhe davam trégua. Seu único refúgio era o ginásio onde o pai treinava. Lá, Matt descarregava suas raivas e frustrações em sacos de pancadas. Mas é também no ginásio que ele tem o primeiro contato com o mundo sombrio dos mafiosos, já que seu pai, Jack Murdock, se vê obrigado a trabalhar para a máfia. A partir daí, a vida de Jack entra em um declínio sem volta.

Demolidor: O Homem Sem Medo é narrado em terceira pessoa. A história inicia no presente, volta ao passado, quando Matt ainda era um garoto, e, ao final, retorna ao presente. A divisão dos capítulos é feita com a contagem do tempo em anos, meses, semanas, dias e horas, o que é interessante, pois ajuda o leitor a se situar bem no tempo.

Como já mencionei, a romantização de Demolidor: O Homem Sem Medo me deixou satisfeita, embora uma ou duas coisas tenham me incomodado. Tem sido muito interessante acompanhar esse movimento de transposição dos quadrinhos para o romance. Nos últimos tempos, li Viúva Negra [tem resenha no blog] Deadpool e Homem-Aranha [resenha no blog].

Ler uma história que você já conhece em HQ, mas agora sem a parte gráfica, foi uma experiência diferente, mas extremamente enriquecedora. Há, de certa forma, uma ampliação da narrativa, com mais informações e um aprofundamento no desenvolvimento psicológico dos personagens. Claro, no livro há mais espaço do que nos balões dos quadrinhos.

Demolidor: dualidade e identidade

Para mim, o que mais me deixou satisfeita foi poder entrar na mente do sociopata Lark, braço direito de Fisk, o chefe mafioso e grande adversário do Demolidor. Lark tem uma abordagem violenta e sem escrúpulos. ele não hesita em usar a força extrema para atingir seus objetivos, tornando-se uma extensão da brutalidade de Fisk.

Ah, preciso dizer que não consigo gostar de Elektra Natchios. Embora não seja uma vilã tradicional, sua moral ambígua e suas ações muitas vezes colocam Matt em conflito.

Não posso deixar de mencionar a beleza da amizade entre Matt e Foggy Nelson, embora o livro não aprofunde essa amizade, o que foi uma pena. Foggy é uma âncora para Matt, oferecendo não apenas suporte emocional, mas também uma perspectiva mais equilibrada sobre as situações que enfrentam. Enquanto Matt lida com seus próprios demônios, Foggy traz uma dose de normalidade e humanidade, equilibrando a intensidade da vida de super-herói de Matt.

Em resumo, recomendo este livro a todos os fãs do Demolidor. Leiam, por favor, pois vocês terão uma experiência diferente de ler os quadrinhos ou assistir à série. Por fim, destaco a edição: é muito bonita.

 

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

Voce pode gostar

14 comentários

Raquel Machado setembro 29, 2017 - 9:57 am

Oi Nilda.
Tenho quase certeza que fiz “caquinha” no primeiro comentário estava com um “comentário” na memória aqui do pc e acabei colando ele embaixo do seu. Então, estou comentando novamente para você aprovar esse que está certinho rs..
Assistimo a série do Netflix até a metade da temporada acredito, mas já tinha assistido aquele filme do demolidor também, então conheço um pouco da sua história. Fiquei feliz em saber que o livro é bom e não estão estragando com os quadrinhos para ganhar dinheiro, sabe como é. rs. Meu marido é fascinado por esse universo HQ e passei sua dica para ele tenho quase certeza que ele vai querer o livro, quanto a mim por hora vou continuar acompanhando de longe, mas gostei da dica.
Beijos
Raquel Machado
Leitura kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

Responder
Marcelo Brinker setembro 29, 2017 - 10:42 am

Olá Nilda, tudo bem?

Que interessante, nem sabia desse livro do Demolidor, acho que tô meio por fora mesmo… desses romances baseados em HQ’s li apenas o Guerra Civil, e gostei muito. Bom saber que já tem vários, e de heróis super legais. O Demolidor é um dos meus favoritos, e eu tb não sou muito fã da Elektra, apesar de ela sempre ser gatona, ela é mais uma pedra no sapato do Matt, sempre atrapalha!

Abraço!
Marcelo Brinker
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

Responder
Nilda de Souza janeiro 15, 2018 - 10:01 pm

Demolidor também é um dos meus super herói favorito. Acho que ele tem um boa mistura de humano e super herói.
Abraço

Responder
No Conforto Dos Livros setembro 30, 2017 - 1:15 pm

Olá!! 🙂

Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas fiquei vagamente curioso, especialmente depois da tua resenha! No entanto, não sou grande fa de Marvel e super heróis, etc.

Bem, acho ótimo que tenhas gostado de explorar a mente do sociopata referido! O livro parece, no mínimo, curioso 😛

Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Responder
Jessica Luise setembro 30, 2017 - 4:03 pm

Oi Nilda,
Adoro a forma que vocês aqui do Garagem avaliam os livros. Estou acompanhando a série, mas nem sabia da existência do livro. Vou continuar assistindo e se eu gostar vou ler o HQ. Obrigada pela dica!
Beijos
Blog Relicário de Papel

Responder
Fábrica dos Convites setembro 30, 2017 - 11:10 pm

Pelo menos não sou a única que não gosta muito de Elektra…
Não vi ainda o livro, mas este negócio de conseguir entrar na mente do sociopata é ótimo, gostei disso.
Bjs, Rose.

Responder
Nilda de Souza janeiro 16, 2018 - 8:58 am

Eu implico Elektra. Tem muito a ver com personalidade dela.
Beijos

Responder
Suzana Chaves Linhares outubro 2, 2017 - 4:02 pm

Olá! Gosto bastante da história do Demolidor, ainda não assisti a série, só aquele filme com o Ben Afleck. Não tenho nada contra a Elektra e nem a favor rssrs. Gostei de saber da abordagem do lado psicológico, de entrar na mente. Agora fiquei mais do que curiosa para ler, a capa está linda, beijos!

Responder
Angélica outubro 3, 2017 - 4:16 pm

Oi, tudo bem?
Que bom que a experiência foi positiva!
Tenho alguns livros não lidos da coleção da Marvel aqui e preciso mudar isso.
Demolidor confesso que não conheço a históra.
Bjs

Responder
Beatriz Andrade outubro 4, 2017 - 10:10 pm

Eu não sabia sobre o livro e já fiquei toda curiosa aqui, parece ser um livro que eu vá gostar bastante, tem tudo o que me atrai, mas também acho que alguns pontos podem me desanimar um pouco. Ainda assim eu quero ler e descobrir mais sobre a trama.

Responder
Thayenne outubro 9, 2017 - 12:21 pm

Olá,

Desde que assisti ao filme Demolidor, virei a louca dos super heróis, quero saber tudo sobre o Mat, mas por não ser muito de ler HQ’s sei muito pouco sobre ele. Como livros faz mais o meu estilo, adorei esse lançamento e já irei em buscar desse livro. Adorei saber sua opinião sobre o livro!

Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

Responder
Amanda outubro 11, 2017 - 10:38 pm

Oi! Poxa infelizmente se tem um tema que eu não curto é esse de heróis. Acho um pouco cansativo, realmente não tenho interesse. Deve ser bem legal pra quem curte, acho que leitura obrigatória, né? Mas essa dica eu passo.
Beijos.

Responder
Cabine de Leitura outubro 24, 2017 - 12:46 pm

Apesar de conhecia eu não sei do que se trata a história do Demolidor, então para mim a leitura seria enriquecedoura em todos os sentidos.
O livro está lindo e sua resenha está perfeita para apresentar algo novo pra mim que não conhecia. Dica anotada.

Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

Responder
Resenha || Homem-aranha: a última caçada de - Garagem blue cult novembro 21, 2017 - 5:29 pm

[…] 8.3 Nerd […]

Responder

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.