Home Resenhas Resenha || A 5 onda | Rick Yancey

Resenha || A 5 onda | Rick Yancey

por Nilda de Souza

Há um bom tempo eu queria ler A 5 Onda, Rick Yancey, desde o lançamento do filme. Não sei vocês, mas sempre que um filme é adaptado de um livro, fico curiosa para conhecer a obra original. O tempo passou e outras leituras foram entrando na fila, mas finalmente consegui conferir essa narrativa que mescla invasão alienígena, jovens rebeldes tentando salvar o que resta da humanidade e, claro, um toque de romance.

Não tem como ler A 5 Onda sem o relacionar a obras como Invasores de Corpos (e Invasores, 2007), Independence Day, Sinais, A Guerra dos Mundos, E.T. e Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

Em A 5 Onda, Cassie Sullivan acredita ser a última humana viva, tendo sobrevivido a quatro Ondas. Mas o que são essas Ondas? Na 1ª Onda, o mundo ficou sem energia elétrica. Na 2ª Onda, tsunamis e desastres naturais devastaram a população. Muitas vidas já haviam sido perdidas, e a civilização como a conhecíamos não existia mais. A 3ª Onda trouxe um vírus mortal que dizimou ainda mais a população. Quando a 4ª Onda começou, os Outros despertaram. Sim, eles já estavam aqui, esperando o momento certo para agir. Mas o que querem os Outros? Como será a 5ª Onda? Ainda há humanos para resistir?

Cassie, de 16 anos, precisa sobreviver porque prometeu ao irmão, Sam, de 5 anos, que ficariam juntos. O pequeno Sam foi levado por um grupo do exército para uma base militar, que se diz protetora das crianças que sobreviveram às quatro primeiras Ondas. Mas algo está muito errado com esse exército.

Cassie está sozinha e precisa encontrar seu irmão. Ela não pode confiar em ninguém, pois no mundo em que vive não é possível distinguir humanos de não-humanos.

A 5 onda: sobrevivência, amor e sacrifício

A proposta do livro é ótima, e as referências às obras citadas enriquecem a experiência. Gostei especialmente da forma como a narrativa se desenvolve. A 5 Onda é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Rick Yancey, e aqui temos uma adolescente chamada à ação, enfrentando desafios para salvar seu irmão.

Antes da invasão, Cassie era o típico estereótipo da adolescente americana, preocupada com garotos, beijos e aparência. Mas essa realidade muda repentinamente, e Cassie começa a amadurecer à força. É interessante acompanhar essa transformação. Contudo, no meio do caminho, aparece um cara para “salvar” Cassie, e ela acaba dependendo dele por um bom tempo. Além disso, há dois interesses amorosos, o que desvia um pouco o foco dela. Eu preferiria vê-la como a protagonista central, sem a necessidade de um salvador.

Falando em ação, as cenas são bem escritas e proporcionam uma boa visualização dos acontecimentos. O estilo fluido de Rick Yancey e a narrativa em primeira pessoa, alternando entre personagens, ajudam a criar uma conexão com eles.

Cassie evolui, deixando de ser a menina chata para se tornar uma personagem com sentimentos nobres, especialmente em relação ao irmão. O personagem Ben Parrish também passa por um notável amadurecimento.

Embora o livro seja longo, a leitura flui rapidamente. Ainda não comecei a ler o próximo volume, Mar Infinito, mas quero iniciar quanto antes, para descobrir como um grupo de adolescentes tentará salvar a humanidade.

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

 

Voce pode gostar

25 comentários

Grazy Bernardino janeiro 31, 2018 - 3:19 pm

Eu assisti ao filme, e gostei muito da temática. Confesso que fiquei curiosa para ler a narrativa. Gosto muito desse tipo de história sabe? A história de A Quinta Onda me lembra muito um episódio de Black Mirror (quinto episódio da terceira temporada) que também tem uma ótima reviravolta!
Beijão.

Responder
Kah Fernandes janeiro 31, 2018 - 11:07 pm

Acredita que até hoje nem o filme eu assisti ? Quando lançou eu fiquei muito curiosa para ler e assistir, mas com o passar do tempo mesmo lendo tantas resenhas esse interesse foi sumindo tenho que confessar, então não sei se em algum momento darei a chance, mas mesmo assim, obrigada pela bela resenha.

Beijos

Responder
Marcia Lopes fevereiro 1, 2018 - 1:38 pm

Nossa bem legal a dica, não assisti ao filme mas gostei da sua opinião sobre os dois. Bjs

Responder
Cabine de Leitura fevereiro 1, 2018 - 2:03 pm

Infelizmente eu não me prendi com esse filme, não que fosse ruim, mas não me identifiquei com os personagen, o que rendeu eu nem ter vontade de ler os livros. Mas vou voltar a ver o filme, vai que eu assisti errado rsrs, se rolar o livro pode vir a agradar.

Beijos.

Responder
Ritchelly Galani fevereiro 1, 2018 - 9:51 pm

Fiquei fascinada pelo livro, estou tao alheia nos lançamentos de filme que nem sabia que tinha saido essa adaptação. Parece ser um enredo envolvente e bem caprichado, na sua resenha vi claramente isso! Otima dica!

Beijos,
Conta-se um Livro

Responder
Bya (Paixões Literárias) fevereiro 2, 2018 - 11:11 am

Oie
Não sabia que se tratava de uma trilogia kk eu quero muito ler ele, deixei de ver o filme pra ler o livro antes, espero gostar. Adorei saber sua opinião,
Bjos, Bya! ?

Responder
Beatriz Andrade fevereiro 2, 2018 - 10:13 pm

Eu estou louca para ler este livro e depois eu quero assistir ao filme. Gostei da sua resenha e da sua sinceridade sobre a obra, eu acho que vou gostar muito quando for ler.

Responder
Cigano fevereiro 3, 2018 - 11:14 am

Olá, tudo bem?

Adorei a resenha, mostrou bastante sobre o livro, ele já está em minha lista de leituras há um bom tempo, acompanhei até o seu lançamento aqui no Brasil, nem sei por qual motivo ainda não comecei a ler.

Abraços,
https://jovemcigano.blogspot.com/

Responder
Marijleite fevereiro 3, 2018 - 12:03 pm

Olá, esse é um livro que quero ler desde antes do lançamento do filme, acho a premissa distópica bem interessante (como leio poucas distopias, talvez não ficasse comparando com outras histórias). Ótima resenha.

Responder
Barbara fevereiro 3, 2018 - 7:30 pm

Oi.
Parece ser o estilo de livro que eu gostaria de ler.
Acho que essa coisa de o cara aparecer e começar a cuidar dela me incomodaria um pouco, eu gosto de mocinhas que sabem se cuidar nesse gênero. Mas mesmo assim é uma obra que eu pretendo conferir.
beijos.

Responder
Thalita Sousa fevereiro 3, 2018 - 8:00 pm

Não conhecia o livro e confesso que nao sei se curtiria muito a leitura. Apesar disso, gostei muito da sua resenha e da sua opinião 🙂

Beijos,
Thalita Sousa

Responder
Camila de Moraes fevereiro 3, 2018 - 8:12 pm

Olá!
A capa é bem interessante, mas o contexro da trama não me chama atenção suficiente para querer embarcar na leitura.
Beijos!

Responder
Luciana Carvalho fevereiro 3, 2018 - 11:55 pm

Olá!

Ainda não conhecia nem a obra nem o film, mas pela sua resenha parece atingir minhas expectativas. Com certeza entrou na minha lista de desejados.

Responder
Camila Mondaini Paulino fevereiro 4, 2018 - 12:38 pm

Eu vi o filme e gostei demais! Fiquei curiosa pela continuação e aí perdi o interesse em ler os livros, mas gostei da sua resenha e do que você destacou sobre eles. Acredito que o livro deve ser realmente bem diferente do filme, com cenas importantes que sempre são cortadas, então talvez um dia eu resolva dar uma chance para a obra.

beijinhos!

Responder
juliana fevereiro 4, 2018 - 5:54 pm

Olá, que legal sua dica, já li ele e não dei continuidade aos outros dois da trilogia, mas gostei muito da leitura e das experiências que tive.
que bom que a leitura foi agradável para você
boas leituras

Responder
Michele Lopez fevereiro 4, 2018 - 6:06 pm

Olá,
Assim como você, sempre que lançam um adaptação cinematográfica baseada em um livro, eu fico doida para fazer a leitura e, em seguida, assistir ao filme e fazer aquelas famosas comparações (mesmo que isso muitas vezes me decepcione).
Ainda não li nem assisti A quinta onda, mas sua resenha me deixou bem intrigada para fazer a ambos.

LEITURA DESCONTROLADA

Responder
Nilda de Souza fevereiro 4, 2018 - 10:23 pm

Sim, eu também quase sempre me decepciono. Eu nesse processo neste momento com o O iluminado de King. Quero terminar logo o livro para ver o filme.

Beijos

Responder
Fábrica dos Convites (@Fabdosconvites) fevereiro 5, 2018 - 10:02 pm

Oi Nilda, conheço o livro, mas não o li ainda. Na verdade, não cheguei a ver nem o filme. Espero que o segundo volume não decepcione.
Bjs, Rose.

Responder
Maria Luíza Lelis fevereiro 5, 2018 - 10:26 pm

Oi, tudo bem?
Eu também quase sempre fico curiosa para ler um livro quando fico sabendo que será adaptado. Eu tive bastante curiosidade para ler A quinta onda e não vi o filme porque queria ler antes. Porém, com o tempo perdi a curiosidade por ambos.
Sua resenha despertou minha curiosidade novamente, principalmente por você ter falado que a protagonista amadurece e deixa de ser essa menina chata, porque ela me pareceu muito irritante a princípio. Além disso, gostei de saber que a leitura é rápida, apesar de ser um livro grande.
Adorei a resenha e vou adicionar o livro novamente na lista de desejados.
Beijos!

Responder
Mercia fevereiro 6, 2018 - 12:34 am

Oi Nilda!
Quando lançou esse livro eu fiquei super ansiosa, queria muito ler. Mas daí não surgiu oportunidade e o tempo foi passando, acabei por colocar outros na minha lista enorme. Mas agora lendo tua resenha, a curiosidade voltou a ativa. Que sabe dessa vez consigo realizar a leitura.
Parabéns pela resenha!
Beijo

Responder
Krislaynne Monneska fevereiro 19, 2018 - 10:46 pm

Oi Nilda tudo bem?
Esse livro assim que saiu foi tão falado que meio que fiquei com um rancinho dele, mas gostei muito da sua resenha.
Pòr hora não faria a leitura, mas quem sabe em outra oportunidade.
Beijoos

Responder
Nilda de Souza fevereiro 20, 2018 - 9:48 pm

Eu lembro, teve muita marketing mesmo!
Beijos

Responder
Consuelo março 9, 2018 - 12:37 pm

Já assisti ao filme e não sabia que tinha o livro. Gostei de saber sua impressão e já me prepara. Vou procurar mas terei que deixar para outras férias…. Lista grande sabe… Parabéns pelo blog!

Responder
Nilda de Souza março 10, 2018 - 10:34 pm

Minha lista de livro está sempre aumentando. As férias é um ótimo período para colocarmos as leituras em dia.
Beijos

Responder
Lançamento || Filme A 5 onda | Sony Pictures - Ave, livro outubro 12, 2024 - 3:45 pm

[…] Souza dezembro 14, 2015 por Nilda de Souza dezembro 14, 2015 357 Lançamento, filme A 5 onda, Sony Pictures. Vocês já estão sabendo que a Trilogia A 5 onda foi adaptado […]

Responder

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.