Eu estava curiosa para ler O Capricórnio se Aproxima. O que esperar de um livro escrito seguindo regras determinadas? Sei que livros demandam um trabalho formal árduo, mas, no fundo, vejo-os como frutos apenas de inspiração, quase mágicos.
O Capricórnio se Aproxima conta a história de João, um taxista carioca com uma vida pessoal um tanto problemática. No entanto, o leitor não encontrará um dramalhão mexicano. O destaque está no humor presente, especialmente nas memórias de infância do personagem.
Mesclando passado e presente da vida de João e de seus familiares, o leitor passeia pelo Rio de Janeiro a bordo do táxi. João até tem um ponto fixo em Copacabana, mas quase não fica lá, pois está conectado “com esses aplicativos de chamar táxi pelo celular que hoje emendam uma corrida na outra”. Ele fez um curso de inglês para receber os turistas da Copa do Mundo de 2014, mas só usou uma única vez.
O Capricórnio se Aproxima: criatividade na literatura brasileira contemporânea
O Capricórnio se Aproxima é uma leitura indicada para quem deseja variar o estilo de leitura. É um livro curto, que li em pouco tempo. A estrutura lembra uma crônica, tanto pela linguagem quanto pelo enredo, trazendo uma visão irônica e bem-humorada dos fatos. O título do livro reflete essa visão bem-humorada de algo sério na vida do personagem principal. João poderia ser você, eu ou o vizinho. Nem sempre é fácil encarar os problemas de frente, e João é um personagem que foge da verdade.
“Sempre foi assim por ali, as verdades desfilavam com uma espécie de capa, ou fantasia, e levou tempo para João entender que vender enciclopédias não devia ser exatamente um ganha-pão.”
“Deus me livre ser amigo de gente de Capricórnio, João dizia, antes de desconfiar, já com dez, que era mais um dos códigos de família.”
Leia O Capricórnio se Aproxima. É uma leitura rápida, leve e bem-humorada. Identifiquei-me com a história, pois na minha infância, também havia adultos em casa que usavam códigos para falar de assuntos que as crianças ainda não podiam participar, o que só aumentava minha curiosidade. No caso do personagem, a ingenuidade é um traço de sua personalidade.
Curiosidade:
Como mencionei antes, este livro foi escrito seguindo regras pré-determinadas. O Capricórnio se Aproxima é o primeiro livro publicado seguindo o projeto Oulipo (Ouvroir de Littérature Potentielle, ou Oficina de Literatura em Potencial, na tradução livre), um movimento que surgiu na França em 1960 com a intenção de constranger a literatura. Criado por escritores e matemáticos, o Oulipo desafiava autores a escreverem com regras.
Por exemplo, Georges Perec escreveu um livro sem a letra “e”, a mais comum do francês, intitulado La Disparition. Participaram do movimento autores como Italo Calvino e Raymond Queneau, entre outros.
A E-galáxia, que publica apenas livros digitais, recriou o Oulipo no Brasil por meio do Selo Jota, editado pela escritora Noemi Jaffe. A editora tem a proposta de convidar autores com poucas publicações, mas considerados bons escritores, e, a partir disso, propor desafios nos moldes do Oulipo, criando livros curtos em uma regularidade mensal.
O autor que inaugurou o Jota foi Flavio Cafiero, que escreveu O Capricórnio se Aproxima. Os próximos autores serão Samir Mesquita e Ana Estaregui. Para O Capricórnio se Aproxima, o desafio lançado por Noemi tinha como regras:
Escrever sem adjetivos.
Usar todas as letras do alfabeto em todos os capítulos, incluindo k, w e y.
Incluir pelo menos um numeral em cada capítulo.
Cada capítulo deveria ter no máximo 500 palavras.
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!