Home Resenhas Resenha || Quando Tudo Volta | John Corey Whaley

Resenha || Quando Tudo Volta | John Corey Whaley

por Gaby Marques

Em Quando Tudo Volta, de John Corey Whaley, Cullen Witter é um adolescente conformado com a vida, na pequena e pacata cidade onde mora, onde nada de interessante acontece e os dias passam de forma lenta e entediante… até que, supostamente, um pássaro declarado extinto resolve fazer morada no lugar, deixando os moradores e toda a imprensa em polvorosa.

Essa provável descoberta não afeta em nada a vida de Cullen, ou melhor, não afetava em nada até que seu irmão, Gabriel, desaparece sem deixar vestígios e a imprensa não dá a mínima para o caso, tudo por conta do maldito pássaro que aborrece o garoto cada vez mais.

Conforme os dias vão passando sem nenhuma notícia, a família Witter e, principalmente Cullen, vai desmoronando. Com a ajuda do incansável melhor amigo Lucas, ele tenta encontrar o irmão e, nessa jornada, conhecerá a si.

Em paralelo a isso, temos a história de outro personagem, que inicialmente não parece ter ligação alguma com a trama principal do livro, mas, chegando no final, descobrimos o papel dele na história.

“E só o que nos restava era esperar para ver o espetáculo, esperar para ver se algo brilhante ou catártico apareceria.”

A meu ver, o livro poderia muito bem ter focado apenas na história de Cullen, com suas autodescobertas e o desaparecimento de seu irmão. Mas, infelizmente, o autor intercala capítulos com a história do personagem antes mencionado, que, sinceramente, não fez a mínima diferença para a narrativa em si. O mistério que ele introduz no enredo também perde um pouco do sentido a partir da segunda metade do livro. E sobre o final, bem, não gostei nem um pouco; foi rápido e fácil demais, como se o autor quisesse acabar logo com aquilo.

Quando Tudo Volta: crescimento pessoal e relacionamentos

As primeiras páginas do livro foram bem envolventes e finalizei a leitura em poucas horas, mas, ainda assim, tive muitos problemas com este livro. Sabe quando um livro tem tudo para ser bom e o autor tenta introduzir tantas coisas, tantos temas, que acaba estragando tudo? Bem, infelizmente, isso aconteceu e acabei frustrada.

“O sentido de um pássaro aparecer, e de um garoto desaparecer, e você saber de tudo isso. O sentido disso não era salvar você, mas alertá-lo. Alertá-lo acerca da confusão, da ilusão e da suposição.”

Sim, foram muitos os pontos negativos para mim, mas isso não significa que Quando Tudo Volta é horrível e deveria ser jogado na fogueira mais próxima. Não. O livro não funcionou para mim, mas isso não significa que outros leitores não possam gostar e até se divertir com ele. A escrita do autor é muito boa e os diálogos são bem realistas. Além disso, Quando Tudo Volta aborda um tema muito interessante, que é o amor e a amizade entre irmãos. Não consegui me apegar aos personagens, devido à rapidez da leitura, mas foram bem construídos.

Indico a leitura para quem gosta do gênero jovem adulto e leituras rápidas. Como eu disse, é um livro que pode muito bem agradar outros leitores.

A edição está bem caprichada, como podem ver pelas fotos. Não encontrei erros de revisão que prejudicassem a leitura.

Se já leu Quando Tudo Volta, me conta o que achou!

 

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.