Home Manhê conta outra vezInfantojuvenil Resenha || Contos de Charles Perrault

Resenha || Contos de Charles Perrault

por Nilda de Souza

A leitura de Contos de Charles Perrault foi extremamente enriquecedora. Levei vários dias para concluir o livro, e isso se deve, em parte, às numerosas notas e referências que acompanham os contos. Senti a necessidade de ler todas elas, pois são fundamentais para compreender o contexto histórico em que os contos foram escritos e as escolhas de tradução.

Preciso destacar a edição caprichada da Paulinas Editora! A capa dura metalizada e o conteúdo de qualidade tornam o livro muito atraente. No entanto, para ser perfeita, a edição poderia ter sido impressa em papel pólen ou especial, pois as folhas são em offset.

Contos de Charles Perrault: estímulo à imaginação

Este livro apresenta os contos de Charles Perrault como foram originalmente escritos. É importante notar que, ao longo do tempo, os “contos de fadas” passaram por várias adaptações. O interessante dessa edição é que temos acesso à versão original e integral.

Os contos incluídos são: A Mademoiselle (que eu não conhecia), A Bela Adormecida no Bosque, Chapeuzinho Vermelho, Barba Azul, Mestre Gato (ou Gato de Botas), As Fadas, Cinderela (ou A Pequena Pantufa de Vidro), Riquê do Topete, O Pequeno Polegar e Pele de Asno. Além disso, há contos em versos. Uma das partes mais interessantes para mim foi a leitura de Pele de Asno em verso, algo que eu desconhecia.

Os contos de Charles Perrault estão repletos de morais que podem ser profundamente impactantes. Alguns contos que costumam ter mensagens marcantes, como Chapeuzinho Vermelho, que adverte sobre os perigos de desobedecer a figuras de autoridade e a importância de estar atento ao ambiente ao nosso redor. A moral é sobre confiar em quem realmente merece. Barba Azul é uma história que aborda temas de curiosidade e desobediência, mostrando as consequências de ignorar avisos. A moral enfatiza a importância da cautela e da confiança nas intuições.

Adicionalmente, Contos de Charles Perrault traz ilustrações de Gustave Doré. As ilustrações de Doré capturam a essência sombria e mágica dos contos, intensificando a atmosfera e ajudando os leitores a imergirem no mundo dos personagens e cenários. Suas representações visuais dos personagens trazem uma nova dimensão, oferecendo aos leitores uma visão mais clara de suas emoções e características, o que enriquece a compreensão da narrativa.

Gustave Doré foi um pintor e desenhista francês nascido em 1832. Ele também foi o ilustrador de obras-primas, como O Inferno de Dante (1861), Dom Quixote de Cervantes (1863) e As Aventuras de Simbad, o Marujo (1865).

Quanto aos contos, adoraria analisá-los todos aqui, mas isso tornaria o texto um pouco extenso. Portanto, considero melhor resenhá-los um por um posteriormente. O que posso afirmar é que todos os contos têm uma pegada mais sombria, com finais nada felizes, como pode ser observado nas ilustrações. No final de cada conto, há uma moral, às vezes até duas.

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

Voce pode gostar

23 comentários

Tais Burigo novembro 14, 2017 - 9:54 am

Oi tudo bem?
Que edição maravilhosa! Adoro livros que trazem contos de fadas me lembra muito a infância, fiquei bem curiosa para ler esse livro.

Beijos

Responder
Larissa Dutra novembro 14, 2017 - 1:10 pm

Olá, tudo bem? Nossa, essa edição parece estar linda mesmo, já quero ter na estante! Não conhecia o livro, mas adorei conhecer. Tua resenha ficou ótima!

Beijos,
Duas Livreiras

Responder
Fernanda Barroso novembro 14, 2017 - 5:00 pm

Nossa, que livro lindo! E olha que eu nem vi tudo. Pela foto mesmo já me encantei, além do fato de ter os contos nas suas versões sombrias. Adorei e a dica tá mais do que anotada!

Responder
Nilda de Souza novembro 15, 2017 - 9:02 pm

É um livro lindo mesmo! Com um conteúdo riquíssimo.

Beijos

Responder
Morgana Brunner novembro 14, 2017 - 5:22 pm

Eu sou perdidamente apaixonada por Perrault, lembro-me no curso de letras, na cadeira de infantojuvenil quanto debatemos esse homem, que tão incrível e fascinante, esse livro que tu tens com toda certeza eu adoraria adquirir e irei!
Beijinhos

Responder
Beatriz Andrade novembro 14, 2017 - 10:11 pm

NOssa, eu ainda não conhecia esse livro e já fiquei muito interessada por ele. Adorei a tua resenha e a dica está anotada. Gostei bastante de conhecer um pouco sobre o livro e tenho certeza que vou gostar de conhecer os contos como realmente são.

Responder
Cabine de leitura novembro 15, 2017 - 9:48 am

Ahhh eu quero, quero muito ler o livro. Amo esse tipo de escrita, sem mencionar que o livro está um luxo.
Gosto de conhecer a fonte dos contos de fadas que sempre possuem um final feliz, através destes livros vemos que nem sempre é assim.
Anoto a dica e adorei conhecer a obra, as fotos estão lindas.

Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

Responder
Lilian de Souza Farias novembro 15, 2017 - 2:33 pm

Nilda, que indicação sensacional, eu não conhecia essa edição da editora que muito prezo, tenho muitos livros da Paulinas aqui em casa, mas a maioria acadêmico, sobre educação ou psicologia junguiana. Tem duas coisas aí fundamentais para mim, gosto de contos e sei pouco da escrita de Perrault , então, lógico que vai para meta de leitura. sobre demorar um pouco numa obra, que bom, você fez aquilo que um leitor crítico faz, pesquisou as referências, saiu do imediatismo, por isso sou sua fã <3

Responder
Alice novembro 15, 2017 - 9:29 pm

Oiii Nilda

Ah amei essas fotos, a edição desse livro está maravilhosa!!!!! Não conhecia, mas confesso que no momento me parece ser uma obra que exige um pouco mais de atenção e tempo, uma disponibilidade que por enquanto não me esta sendo possivel. Veremos se futuramente surge a oportunidade de conferir uma obra assim

Beijos

aliceandthebooks.blogspot.com

Responder
Marijleite novembro 16, 2017 - 2:59 pm

Olá, ainda não conhecia esse livro, mas pelo seu post achei essa edição maravilhosa. As ilustrações são fantásticas. Gosto bastante de contos de fadas, mesmo nas versões mais originais e trágicas, então com certeza irei gostar desse livro.

Responder
Bruna Costabeber novembro 16, 2017 - 8:23 pm

Oi Nilda,
Gosto muito de livros de contos, mas esses não me deixaram muito interessada em fazer a leitura. Acho que não me animei tanto, apesar de ter certeza que são contos bem construídos.
Sua resenha e as fotos estão incríveis, mas vou passar a dica.
Beijos ♥

Responder
Maria Luíza Lelis novembro 16, 2017 - 10:30 pm

Oi, tudo bem?
Eu confesso que não sou muito chegada em contos, mas está aí um livro que eu leria. Amo os contos de fadas e sei que existem diversas versões diferentes, então, adoraria ler as do Perrault. Além disso, acho que essas notas que explicam melhor o contexto em que os contos foram escritos tornam a leitura ainda mais interessante.
Adorei a dica e já vou adicionar na lista de desejados.
Beijos!

Responder
jaque reis novembro 17, 2017 - 5:51 am

Oi Nilda tudo bem? Adoro contos, ainda mais se tiver uma pegada mais sombria como estes. As ilustrações do livro também chamou muito a minha atenção. Adorei a resenha. Bjs

Responder
Raquel Machado novembro 17, 2017 - 9:59 am

Oi Nilda,
Eu pensei exatamente isso ao terminar de ler a resenha, esse é daqueles livros para colecionadores realmente. Achei bonito, mas no meu caso acho que não compraria.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
https://leiturakriativa.blogspot.com.br

Responder
Camila de Moraes novembro 17, 2017 - 2:22 pm

Olá!
O projeto gráfico é bem bacana.
Gosto quando autores nos cercam de grandes conhecimentos e essa obra parece ser daquelas que agregam bastante na vida do leitor. Não conhecia o autor mas se um dia tiver oportunidade lerei.
Beijos!

Responder
Jennifer Silva novembro 20, 2017 - 10:41 am

OMG, que edição maravilhosaa! Eu não conhecia essa obra, mas adoraria conferir esses contos. Parece ser uma obra realmente rica em detalhes tanto na parte física quanto no conteúdo. Estou realmente encantada com esse livro haha, vou anotar a sua dica com certeza. Bjss!

Responder
Nilda de Souza novembro 20, 2017 - 4:15 pm

Sim, realmente é um livro cheio de detalhes, que complementam o todo.

Beijos

Responder
Valéria novembro 20, 2017 - 11:39 am

nossa, que livro lindo. Adoro os contos de Perrault, e essa edição tá realmente caprichada… Doré <3

espero poder comprar em breve,já coloquei por esse link em minha lista de desejos da Amazon…bjs 😀

Responder
Kamila Villarreal novembro 20, 2017 - 12:56 pm

Olá!

Amo contos, mas faz tempo que não leio. Esse veio na hora certa, Perrault é clássico e sempre devemos lê-lo. Obrigada pela dica!

Responder
Alessandra novembro 20, 2017 - 6:10 pm

Niii, que livro mais lindo.
Amo esses contos mais clássicos, que me fazem lembrar um pouco das histórias que eu cresci ouvindo.
Sem falar q essa edição tá simplesmente MARAVILHOSA.

Responder
Ana novembro 21, 2017 - 3:13 pm

Achei a edição lindissima, também não conhecia os contos Mademoiselle e pele de asno, os nomes dos contos são diferentes, mas faz sentido já que a história é alterada. Adorei conhecer esse livro e com certeza quero ele na minha estante!
http://www.belapsicose.com

Responder
Thayenne novembro 21, 2017 - 8:23 pm

Olá,

A edição desse livro está realmente muito bonita, é o tipo de livro que atrai. Mas, pelo que li de sua resenha, não é só uma obra de capa bonita, é um livro muito interessante. Infelizmente, não sou muito de ler contos, apesar de ter uns que me chamaram a atenção, por isso deixarei a dica passar.

Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

Responder
Debyh novembro 26, 2017 - 11:21 am

Olá,
Ah eu amo contos de fadas! Creio que estes mais antigos sejam um tanto quanto assustadores, mas teria curiosidade quanto as diferenças do que estamos acostumados a ler.

Responder

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.