Acabo de ler O tempo em estado sólido, livro da Profa Tércia Montenegro, publicado pela Editora Grua Livros.
O tempo em estado sólido é uma coletânea de 18 contos que dialogam entre si. O leitor percebe essa relação nas temáticas — tempo, sexo, ciúme, solidão, morte, entre outras — e também pelo reaparecimento de alguns personagens, que trazem seus conflitos em mais de um texto.
Não se preocupe achando que precisa ler todos os contos de uma vez. Assim como em outras coletâneas, você pode optar por ler um ou dois contos, iniciar pelo final ou pelo meio, como preferir. No entanto, ler todos os contos, proporciona uma compreensão mais profunda sobre a importância do tempo, da velocidade, da indiferença, da rejeição e da amargura.
O tempo em estado sólido: busca por significado
A autora consegue corporificar o que escapa, o que não possui forma perceptível. O título, portanto, possui uma relação direta com todos os contos. É importante destacar que os personagens não buscam o tempo perdido; eles buscam a si nos encontros e desencontros da vida.
“Ao pensar nisso, Alessandro teve a velha sensação do mecanismo do tempo e, no instante suspenso em que durou sua respiração contida, tomou a decisão absoluta de sua vida dali para a frente.”
— Tércia Montenegro
Alguns personagens, como Alessandro e Larissa, aparecem em mais de um conto. Em outros textos, mesmo que não esteja explícito, o leitor percebe que aquele personagem já foi apresentado anteriormente. Às vezes, o foco está em um personagem, e em outros momentos, ele aparece em segundo plano.
Em O tempo em estado sólido, sabe lidar com as palavras; cada uma delas foi escolhida com cuidado e pensada para estar exatamente onde está. A escolha cuidadosa das palavras pela autora contribui para a expressividade das interações entre os personagens, fazendo com que suas emoções e conflitos sejam palpáveis. É impressionante como essa jovem escritora cearense apresenta uma escrita amadurecida, abordando com profundidade os sentimentos humanos. A expressividade dos contos resulta desse trabalho cuidadoso com a linguagem.
Para finalizar, gostaria de registrar que teria adorado ser aluna da Profa. Tércia, mas quando cheguei à UFC já havia cursado as disciplinas que ela ministrava na época.
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!
12 comentários
Olá minha linda, quero muito ler esse livro. Gostei da sua indicação e pena que não conseguiu estudar com essa professora. Mas, o lado bom é que pôde apreciar essa leitura maravilhosa.
Beijocas.
http://www.meumundosecreto.com.br
Eu amo literatura brasileira, principalmente quando tem uma escrita tão rica assim. Fiquei curiosa pra ler mais sobre os contos, porque não é gênero que eu leio tanto.
Beijão,
Quase Mineira
Não leio muitos livros de contos e confesso que pouquíssimos me chamam a atenção. Geralmente quando leio é porque que achei a capa bonita, possuí algum algo que sou fã ou possuí um tema que me atraía. Achei interessante a proposta do livro e a maneira que você descreveu a forma de escrita da autora. Esse é um livro que provavelmente eu não leria, pois não me atrai à primeira vista, mas sua resenha me deixou curiosa sobre a obra.
Confesso que nunca gostei de livros assim, mas esse parece ser interessante. Ja vi series que tem o mesmo modelo: contos separados mas interligados entre si. Quem sabe esse venha a ser o primeiro livro do tipo que vou ler.
Beijos
Isa Nonemacher
Fiquei super curiosa sobre esse livro, gosto de contos e achei muito legal se tratar de uma autora brasileira. Valeu pela dica!
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos
Adoro livros de contos! Mas sinto que não dou atenção o bastante para eles e que preciso me aprofundar mais nesse gênero. Adoro receber indicações de livros escritos por mulheres, e adoro ainda mais quando é a escrita é nacional. Acredito que dar importância para essas leituras faz toda a diferença no meio literário em que presenciamos atualmente, onde as pessoas preferem o que vem de fora ao que é publicado na sua terra,
Gostei muito dos temas abordados no livro, são temas que eu procuro em uma leitura, pois são ótimos para trazer aquela reflexão necessária que não damos importância no dia a dia. Vou anotar a dica! 😀
Eu também amo contos. Eu sempre procuro trazer indicar de mulheres escritoras. Acho importante dar visibilidade as mulheres.
Histórias que se completam, com personagens que aparecem em diferentes contos…
Parece ter uma pegada bem daquelas que quer provocar a reflexão no leitor sobre sua própria vida, embora eu tenha mais deduzido isto pelo que vi na resenha.
Aliás, fiquei absolutamente apaixonado pela capa! Que trabalho LINDO (é claro que o livro não é só a capa, mas essa ficou simples, mas linda, e precisava ressaltar isso também!)
Oii, tudo bom? Não conhecia o livro, mas dois fatos me chamaram atenção, o livro ser em forma de contos e se tratar de uma escritora cearense, afinal temos que apoiar nossos escritores.
Sim, sim temos que apoiar escritores nacionais. E essa escritora é super talentosa. Já ganhou prêmios e tudo.
Oi Nilda, tudo bem? Que delícia de leitura. Apesar da minha lista de 2017 estar imensa amo conhecer novos títulos e colocar como meta de leitura. O que mais gostei foi a autora ter mesclado tantos sentimentos, ter trazido tantos personagens e o mais curioso trazer situações que acontecem no nosso cotidiano. Depois dessa indicação também fiquei com vontade de ser aluna dela. O que mais gosto em livros de contos é poder ler no nosso tempo de forma que isso não influencia o próximo conto. Amei sua indicação. Beijos, Érika =^.^=
Que resenha intensa.
Esse conto parece ser daqueles que são praticamente um ensinamento pra vida. Não sei se seria algo que eu leria por agora, mas acho que merece muito uma chance.