Outros Cantos, Maria Valéria Rezende, Alfaguara, entrou para a lista de preferidos para sempre. Este livro me emocionou e me fez reviver memórias há tempos adormecidas. O estilo literário de Maria Valéria é simples e, ao mesmo tempo, magnífico. Leiam o trecho abaixo e comprovem o que estou dizendo. Que descrição de ambiente tocante, não é mesmo?!
“…as poucas casas brancas, de janelas e portas fechadas, agarradas umas às outras, mortas de medo do imenso e árido espaço à sua volta. Entre elas, a rua larga de areia branca e salgada, mais salina que sertão, esparsas algarobas quase transparentes, insistindo em dizerem-se verdes naquele cenário branco e cinzento.”
— Maria Valéria Rezende
Em Outros Cantos, a protagonista é Maria, que também é a narradora. Ela está dentro de um ônibus, voltando para o sertão após 40 anos. Enquanto o ônibus avança, parando para descer passageiros, Maria rememora o tempo em que viveu em Olho D’Água, um povoado do sertão. A narrativa alterna entre passado e presente, e é por meio das memórias dela que conhecemos os habitantes de Olho D’Água.
A primeira vez que Maria esteve em Olho D’Água foi durante a ditadura, com a missão de educar os jovens e adultos da comunidade no antigo MOBRAL. Essa tarefa levou tempo para ser implementada, pois recursos eram escassos para iniciar as aulas.
Há 40 anos, Olho D’Água era uma terra de “coisas mínimas”. Os moradores enfrentavam a escassez de comida, água e informação. O que havia em abundância era o trabalho árduo, fabricando redes para o Dono.
O Dono, que não tem nome, é o senhor daquela gente. Ele possui tudo: a água, o tear, as terras e o suor do povo.
Minhas Impressões de Outros Cantos
“Nos peitos, o teclado perfeito das costelas expostas; nas costas, saliências pontiagudas, duros cotos de asas cortadas antes mesmo de que vissem a luz pela primeira vez. Nus vieram ao mundo e nele permaneciam, quase nus e inocentes, não por serem incapazes de fazer o mal, mas por serem ignorantes do mal que lhes podia ser feito.”
Que livro maravilhoso! Maria, a personagem, parece uma amiga que está ao nosso lado contando suas memórias. Essas recordações são ricas e cheias de humanidade. Eu já disse que me emocionei? Pois é, chorei mesmo.
Em Outros cantos, Maria Valeria cria uma personagem que não se coloca em uma posição superior, mais sábia ou mais forte do que os moradores da fictícia Olho D’Água. Ao longo da narrativa, sua interação com Fátima, uma sertaneja sábia, revela uma dinâmica de aprendizado mútuo. Enquanto Maria traz consigo a bagagem da educação formal e experiências em outros lugares, Fátima representa a sabedoria popular, colhida na vivência diária.
A jovem Maria acredita no poder transformador da palavra escrita e da leitura, Fátima enfrenta a vida com determinação e solidariedade. Ambas as personagens encarnam a luta e a esperança. Fátima enfrenta as adversidades da vida com determinação, e sua força inspira Maria. Essa solidariedade é um tema central no livro, mostrando que, apesar das dificuldades, a união e o apoio mútuo são essenciais para a superação.
Em vários momentos da narrativa, Maria traça comparações entre os saberes do povo de Olho D’Água e os saberes de pessoas do deserto da Argélia, do México e de Paris, onde Maria esteve antes. O mais interessante é perceber que os saberes se manifestam de maneiras semelhantes em várias partes do mundo.
Se você é do sertão, precisa ler este livro. Nele, você encontrará suas raízes em vários momentos da leitura. Se não é do sertão, sugiro: leia este livro. Você desconstruirá estereótipos e preconceitos sobre o que acha que sabe do sertão.
Outros Cantos aborda questões sociais, históricas e culturais. Aponta para o mal do latifúndio e critica a indústria da seca. É um livro político, mas que não se restringe a falar de política. Também é uma obra sobre amor, cuidado, cooperação, solidariedade e humanidade.
17 comentários
Li algumas coisas dessa autora e meu Deus, que mulher incrível! Ela tem uma forma toda poética de escrever e que conquista a qualquer um, é sensacional demais, completamente apaixonante! Não conhecia essa obra da sua resenha mas fiquei tão animada com a escrita da autora que já adicionei em minha lista de desejados.
Hey!
Eu sou apaixonada por personagens reais e que nos ensinam muito. A Maria com certeza é uma dessas e estou muito curiosa para ler esse livro.
Beijos!
Gosto bastante de literátura que descreve o nosso sertão, acho sempre fascinante, como Vidas Secas que li recentemente. Não conhecia o livro, mas gosto dessa riquesa de memórias que comentou, sem dizer que os quotes destacados mostra o tom poetico na escrita dela. Quero ler.
Abraços
Olá! Que resenha incrivel! Me senti mais proxima da história apenas lendo sua opinião.. Acho muito gostoso quando se gosta tanto de um livro a ponto de tranzer um pedacinho dele na resenha!! Com certeza irei ler esse livro!
Beijos,
Conta-se um Livro
Parece uma leitura verdaderamente maravilhosa, gostei muito da temática e acho que curtiria muito.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oi. Essa autora está em minha lista de leitura, infelizmente, não consigo fazer leituras digitais, então, para digital, priorizo acadêmicos, mas literário, tenho que comprar o físico mesmo. Outros cantos será o primeiro livro que comprarei dela.
Ele estou lendo mais no digital. Por causa das crianças acho mais prático tem um aparelho por perto do que o livro físico.
Mas esse livro merece ser lido no físico.
Beijos
Nossa que legal ver que o livro foi tudo isso para você, eu não conhecia, e no momento não to podendo aderir novas leituras, mas quem sabe futuramente não é mesmo? Gostei de saber sua opinião tão positiva sobre ele.
beijos
Olá Nilda,
Um livro nota 10 em todos os quesitos precisa ser lido. Adorei conhecer suas impressões e fiquei muito contente por saber que o livro quebra paradigmas e encanta o leitor. Eu meio que já simpatizei para caramba com a Maria e achei muito bonito o que você disse sobre ela acreditar na mudança, dica anotada, sem dúvidas!
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Ola
Não conhecia o livro mas achei interessante falar sobre o sertão. Fico feliz ao ver que existe literatura nacional valorizando nossa terra. Dica anotada.
Beijo
Raquel Machado
Leitura kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com
Olá, acho que já ouvi falar sobre esse livro e sobre a autora. Pela sua ótima resenha, é uma leitura que acho que vou gostar de fazer, achei a personagem, a premissa e os temas abordados super interessantes.
Olá
Estava a procura de algo para deixar pronto para ler, leio pouco ebook, um por mês, pois leio pelo celular, e lendo sua resenha já encontrei.
Adorei suas impressões , e apesar de ter o livro físico, vou ler em ebook.
Adorei a foto.
Bjus
Olá Nilda, eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha parece que a autora construiu muito bem o cenário e a protagonista *-* Adoreia dica.
Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, porém pela sua resenha estou maravilhada pela história haha são assuntos que me interessam muito, e se ele ganhou 10 em tudo é porque vem coisa boa haha Adorei a resenha <3
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Oi Nilda, tudo bem?
Não conhecia o livro, mas pela sua resenha deve ser O livro. Amei as quotes selecionadas e me lembrou um pouco Graciliano Ramos. Adorei a foto e amei a dica! Anotada com certeza! Ótima resenha!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Oi Nilda, esse livro parece excelente para trabalhar com os alunos do Ensino Médio, levando-os a refletir sobre outras realidades brasileiras. Gostei do assunto central. Beijos
Nara Dias
http://www.viagensdepapel.com
Sim, ele é ótimo mesmo. Ele discuti temas importante com uma linguagem simples e poética.
Beijos