Antes de começar a falar sobre o livro, é importante que o leitor saiba que Romance Tóxico aborda um namoro abusivo, violento e manipulador. O livro também trata de temas como suicídio e abuso sexual, que podem ser gatilhos para algumas pessoas. Recomendo esta leitura para que todos possam entender mais sobre romances tóxicos e como é possível viver melhor sem estar em um deles.
No blog MULHERES BEM RESOLVIDAS, há uma lista com vários sinais de que você pode estar vivenciando um romance tóxico. Vale a pena conferir (clique aqui) antes de iniciar a leitura.

Bad romance – Lady Gaga
Bad Romance – Lady Gaga
Heather Demetrios, autora de Romance Tóxico, conta a história de Grace, uma adolescente negligenciada pela mãe, que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e está em um relacionamento com um homem agressivo. Grace enfrenta diversos tipos de abusos em casa, o que a torna carente de atenção, e o pouco contato com o pai contribui ainda mais para sua situação.
Romance tóxico: não romantiza nem justifica as ações do agressor
Gavin Davis é o nome da paixão de Grace. Ele nunca a notou, mas quando termina seu namoro, ela vê uma oportunidade de se aproximar. O rapaz se apaixona rapidamente pela doce Grace, e logo eles começam um relacionamento que, a princípio, parece um sonho, mas logo se transforma em cobranças e proibições.
É assim que o pior ano da minha vida começa: em um Mustang com os vidros embaçados e um garoto lindo chorando.
Sem perceber, Grace começa a se transformar em sua mãe, sofrendo agressões verbais constantes e se envolvendo com uma pessoa abusiva, manipuladora e ciumenta.
A narrativa é feita pela perspectiva de Grace, como se fosse um diário, revelando todos os erros e aspectos negativos que ela não conseguia enxergar durante seu relacionamento.
Você é um labirinto, cercado por muros altos e voltas infinitas. Não consigo encontrar a saída, não consigo ver por onde passei. Corro, perdida em sua escuridão. Aprisionada. Não importa para onde eu me vire, encontro um beco sem saída. Sempre volto ao começo.
A leitura foi bastante difícil para mim; demorei um tempo para concluí-la, pois a história é complexa e perturbadora. Em vários momentos, lembrei de relatos de amigas, o que facilitou a empatia pela personagem principal.
Romance tóxico: não culpa a vítima por tudo o que ela sofreu
Romance Tóxico foi o livro mais difícil que já li. Em diversos momentos, chorei e fiquei assustada com como a autora aborda um tema tão importante e delicado. Por isso, foi desafiador escrever esta resenha sem dar spoilers, mas é um livro que merece ser compartilhado por todos.
Caso você ou alguém próximo esteja precisando de ajuda, aqui estão alguns contatos importantes:
- Polícia Militar
Disque 190 (Atendimento 24 horas) - Violência contra a Mulher – Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres
Disque 180 (Atendimento 24 horas) - Centro de Valorização da Vida
Disque 188
Acesse: cvv.org.br - Disque Direitos Humanos – Secretaria Nacional de Direitos Humanos
Disque 100 (Casos de exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra idosos. Atendimento de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8h às 22h.)
14 comentários
eu tenho uma vontade absurda de ler esse livro, mas não sei conseguiria ler ele porque eu já vivi um relacionamento abusivo e acho que esse livro me faria revirar umas coisas que eu não quero revirar sabe?
Acho super importante e fico muito feliz que esse tipo de assunto esteja tão em pauta, é surreal o mal que ele faz, principalmente como, no meu caso, que não percebia que eu tava sendo abusada, só fui entender isso muito tempo depois que o relacionamento acabou. Amei seu post!
Oi Bianca 🙂
Eu concordo com você, temos que falar cada dia mais para que todos saibam o que é e como é estar em um relacionamento abusivo. Sinto muito por te vivido algo doloroso, espero que agora esteja tudo bem!
Este é o unico ponto negativo do livro (na minha opinião hahaha), para alguém que já viveu um romance como o da personagem, a leitura será ainda mais complicada. Mas ainda bem, que existem milhares de livros com temáticas mais leves para apreciarmos.
Obrigada pelo comentário.
Beijos
Olá, tudo bem? Esse livro parece ser muito bom, com uma temática bastante forte, além de uma história bem interessante. Fique bem curiosa para ler desde que vi que seria lançado, e tua resenha só aumentou minha curiosidade. Adorei!
Beijos,
Duas Livreiras
Oi Larissa, tudo bem sim e com você?
Fico feliz que gostou da resenha. Espero que consiga ler 🙂
Beijos
Esses livros mexem bastante com a gente, né?
Ja vivi um relacionamento abusivo e sou feliz por ter conseguido me livrar disso, mas sei que infelizmente não são todas as mulheres que conseguem =/
Fiquei com vontade de ler, mesmo sabendo que vou me incomodar bastante
Oi Clayci, tudo bem?
Sim, mexem mesmo, portanto caso você decida ler, cuidado ok?!
Espero que consiga ler até o fim. Bjos
Oi, tudo bem?
Eu li esse livro faz algum tempo e foi uma leitura bem intensa, a autora nos mostra a realidade e a leitura é difícil em alguns momentos, mas é uma obra extremamente necessária. Gostei demais de ver seus comentários sobre o livro.
Oi Beatriz,
Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado.
Beijos
Esse livro parece muito intenso! É realmente difícil abordar assuntos como esse, mas infelizmente é necessário. Vivemos em uma sociedade que é importante relatar tudo isso e apesar de ser uma leitura delicada, fiquei curiosa para conhecer. Adorei sua resenha.
Beijos,
Oi tudo bem?
É realmente um livro intenso. É sempre importante ter cuidado ao lidar com essas temáticas, e também cada dia mais falarmos sobre.
Espero que consiga ler.
Beijos
Olá,
Li tantos livros com esta temática que no momento não é pra mim este tipo de história. Vejo a importância de abordar o tema e de como é preciso conversar sobre isso, porém tudo realmente é bem intenso.
Oi Debyh.
Eu entendo.
Se é muito dificil para você ler algo tão intenso, melhor deixar de lado e optar por algo mais leve.
Beijos
Oiiie flor, tudo bem??
Esses livros sempre mexem muito com a gente né? Eu acho que ainda não estou preparada psicologicamente para ler um livro assim. O último que li fiquei tão impressionada e com muita sensação de impotência. :/
Oi Camila, tudo e voce?
Mesmo sendo um livro muito bom é melhor evitar uma leitura do genero, se pode afetar sua saúde mental, principalmente porque este livro pode de alguma forma servir como gatilho,