Há muito tempo que eu queria ler O Médico e o Monstro. Quando estreou a série Penny Dreadful, que tem referências a esse livro, eu até iniciei a leitura, mas não rendeu naquela época, acho que devido à tradução. Mas agora a oportunidade chegou com essa edição belíssima lançada pela Darkside. Esse livro traz outras novelas e contos, mas hoje vou falar somente da novela O médico e monstro.
Acho que a maioria conhece o enredo dessa história, mas para quem ainda não sabe, a narrativa é sobre um médico, Dr. Jekyll, homem socialmente respeitado, que tem a ousadia de colocar em prática um experimento científico ético e moralmente controverso. Dr. Jekyll acredita que o ser humano tem natureza dupla, uma boa e outra ruim. Sua teoria consiste em separar essas duas naturezas.
Utterson, advogado e amigo de Dr. Jekyll, fica intrigado ao ler o testamento do amigo e cliente, e constatar que o beneficiário é um homem chamado Hyde. Logo Utterson descobre que Hyde é moralmente inescrupuloso, de aspecto terrível, com algo sinistro. O Utterson não sabe qual a ligação entre Dr. Jekyll e Hyde, mas logo ele vai descobrir.
O Médico e o Monstro: quem somos, qual nossa verdadeira natureza
O que há de excepcional em O Médico e o Monstro é que é uma das primeiras histórias que traz um personagem com distúrbio de personalidade. O autor usa desse recurso para discutir questões filosóficas, éticas, morais, bem como a eterna disputa entre o bem e o mal. Todas essas questões envoltas numa atmosfera obscura, própria da era vitoriana, com elementos de terror e ficção científica.
Se você gosta de terror e ficção científica, leia O médico e Monstro. Você perceberá que muito das narrativas contemporâneas bebem dessa fonte. Se você gosta de refletir sobre quem somos, qual a nossa verdadeira natureza, essa também uma leitura para você. Para mim, foi uma leitura extremamente enriquecedora.

Compre na amazon
O ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!
5 comentários
Eu li esse livro há alguns anos, foi um dos meus primeiros contatos com a literatura de terror, e gostei bastante do que encontrei. Achei a leitura extremamente rica, principalmente para nos fazer refletir sobre nós mesmos e a humanidade. Estou doida para adquirir essa linda edição da Darkside e relê-lo, pois sei que vou gostar ainda mais.
Olá, tudo bem? Admito que não sou muito fã de enredos do estilo, porém como sempre tive curiosidade com o Médico e o Monstro em si, não posso perder a oportunidade de ler. Dica mais que anotada, e que edição lindíssima. Já quero super, e sua resenha me deixou mais animada ainda. Adorei!
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com/
Oi, acredita que eu ainda não sabia do que a história se tratava? Mas é um clássico cujo nome não me era estranho e que quero ler assim que possível. A edição da Darkside parece ótima! Amei seu post.
Olá,
Eu reli estes tempos este conto, é um dos contos mais antigos de terror que pra mim ainda faz sentido ser aterrorizante hoje em dia, alguns outros não faz por ter perdido o contexto da época e coisas assim. Gosto dessa coisa de lutar contra o seu próprio lado maligno, e como você mencionou trás muitas questões para se debater. Em resumo, ainda acho essa história assustadora.
Amo demais essa história. Conheci depois de velha e ja se tornou minhas favoritas. Me fez entender muitas outras histórias que já li na vida e não sabia de onde tinha vindo a ideia central.
Da edição da Darkside quero ler os outros contos.
Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks