O guia definitivo do mochileiro das galáxias, Douglas Adams, Editora Arqueiro.
“Todo mundo tem seu momento de grande oportunidade na vida. Se acontecer de você perder o que lhe interessa, então tudo se torna assustadoramente fácil.”
O Guia do Mochileiro das Galáxias [leia a resenha]
Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa interespacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um extraterrestre que realizava pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona em uma nave alienígena, os dois iniciam uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço.
O Restaurante No Fim do Universo [leia a resenha]
Arthur Dent e seus quatro estranhos companheiros viajam pela Galáxia a bordo da nave Coração de Ouro, em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Após a refeição mais estranha de suas vidas, eles continuam sua jornada e acabam descobrindo a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.
A Vida, o Universo e Tudo Mais
Arthur Dent passou os últimos cinco anos abandonado na Terra pré-histórica, mas ainda acordava todos os dias com um grito de horror. Contudo, talvez fosse melhor permanecer nessa tediosa rotina do que ser arrastado para sua próxima missão: salvar o Universo dos temíveis e infelizes robôs xenófobos do planeta Krikkit.
Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!
Após viajar pelo Universo, testemunhar o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer criaturas extraordinárias, Arthur Dent retorna ao seu planeta. E tudo parece estranhamente normal—exceto pelo desaparecimento dos golfinhos. Determinado a desvendar esse mistério, ele embarca em uma nova jornada.
Praticamente Inofensiva
Após muitos anos vivendo separados, cada um em um canto mais insondável do Universo, Arthur Dent, Ford Prefect e Tricia McMillan se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma em uma terrível confusão que novamente coloca em risco a vida de todos.
O guia definitivo do mochileiro das galáxias: os cinco livros da cultuada série
Primeiramente, quero esclarecer que, neste post, não resenharei os livros do Guia, mas sim a belíssima edição publicada pela Editora Arqueiro. Mas NÃO ENTRE EM PÂNICO! Teremos, sim, resenha de todos os volumes aqui no blog. Concordam que o post ficaria imenso se eu resenhasse todos de uma só vez?
Essa edição não poderia estar mais caprichada. Quem já é fã dos livros não pode deixar de adquirir um exemplar, e quem quer começar a ler… precisa garantir esse também! Além do conforto de ter os 5 volumes reunidos em um só livro, que é capa dura, o custo-benefício é realmente muito bom. Me fala, quem não quer essa lindeza embelezando a estante?
Uma curiosidade: o livro foi publicado pela primeira vez em Londres, no ano de 1979, e em apenas 3 meses, 250 mil cópias foram vendidas! Muitos jovens na época, especialmente nas décadas de 80 e 90, eram viciados em obras de ficção científica, o que contribuiu significativamente para que O Guia fosse um estrondoso sucesso de vendas.
Até hoje, é um sucesso, na verdade, e todos os anos, no dia 25 de maio, fãs ao redor do mundo comemoram o Dia da Toalha. Não entendeu nada?
No livro, o autor dedica uma página inteira para explicar a importância da toalha para um mochileiro. E os fãs, após a morte do autor, decidiram homenagear Adams—que fez tanta gente morrer de rir—criando o Dia da Toalha. Nesse dia, alguns fãs carregam uma toalha com eles durante todo o dia.
(…) a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho ao atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para se proteger de emanações tóxicas ou evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você—estúpido como uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se, se ainda estiver razoavelmente limpa. (trecho do livro)
Estou lendo o livro no momento e me divertindo horrores. Realmente, a obra é totalmente nonsense, o que torna tudo ainda mais cômico.
Você já leu? O que achou? E aí, ficou babando nessa edição também?
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!
1 comente
[…] Douglas Adams, Editora Arqueiro. Lembram que fiz um post recentemente sobre a edição de O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias, publicada pela editora Arqueiro e que reúne os 5 volumes? Naquele post, não compartilhei minha […]