O livro Vai Lá e Faz , Tiago Mattos, aborda o empreendedorismo de maneira acessível e envolvente. Sendo o primeiro livro que leio sobre o tema, confesso que comecei a leitura com certa apreensão, temendo encontrar uma linguagem técnica ou conceitos complexos. No entanto, fui surpreendida por uma narrativa fluida e descomplicada. O autor consegue expor suas ideias de forma clara, tornando a leitura prazerosa.
Embora o livro trate de negócios de forma simples, isso não significa que os conceitos sejam superficiais. Pelo contrário, Mattos combina teoria com a realidade atual, oferecendo insights valiosos especialmente para o público jovem que deseja empreender. A linguagem direta e acessível faz com que as ideias do autor sejam facilmente assimiladas, sem deixar de lado a profundidade necessária.
Outro ponto que merece destaque é a qualidade da publicação da editora Belas Letras. Conhecida por seu design arrojado e ousado, a diagramação de Vai Lá e Faz segue essa linha, com uma apresentação que complementa perfeitamente o conteúdo dinâmico do livro.
Por fim, o livro me fez refletir profundamente sobre o empreendedorismo. Um dos pontos que mais me marcou foi a constatação de que empreender não se limita a abrir uma empresa – algo que eu desconhecia antes da leitura. Ao longo da obra, o autor desmistifica o ato de empreender, ampliando sua definição para algo muito mais abrangente e desafiador.
Com essa leitura, Vai Lá e Faz cumpre seu papel de inspirar e guiar, especialmente aqueles que estão começando sua jornada no mundo dos negócios.
Vai lá e faz: empreender
1. O que é ser empreendedor
Empreendedor não significa, necessariamente, abrir uma empresa. Empreendedor é aquele que não aceita a realidade de maneira resignada. Motivado pelo desejo de mudança para gerar impacto positivo no mundo, ele ajuda construir uma iniciativa.
2. Empreender é resolver um problema
Todo iniciativa empreendedora começa resolvendo um problema. Se não há um problema a ser resolvido, existe uma grande chance da ideia não vingar.
3. Ainda sobre resolver um problema
Precisamos enxergar uma demanda latente. Pessoas que estão loucas para comprar o que você tem para oferecer.
4. Propósito
(Empreender é uma ferramenta de autoconhecimento) … descoberto o propósito, você não apenas vai revisar o seu negócio – e transformá-lo, caso esteja desalinhado com o propósito em questão…
5. Ainda sobre propósito
Hoje, acredito que o propósito, como tudo na vida, é orgânico e esta em evolução.
6. Sobre os três fatores: memória afetiva, capitalização e competência
Você só enxerga oportunidade se estiver alinhado nos quesitos “memória afetiva”, “capitalização” e “competência”.
7. Sobre Memória afetiva
…uma pessoa que se sentiu segura para errar ao longo da infância e da adolescência possui uma memória afetiva impostante, que vai acompanhá-la pelo resto da vida.
8. Inspiração
Antes que a roda empreendedora comece a girar, existe uma subetapa, que é justamente a inspiração. A inspiração é a faísca que ativa todo o sistema. Pode se uma viagem, um filme, uma letra de música, uma conversa com o melhor amigo, uma entrevista de talk show.
9. Vontade
Vontade é a gênese. É o Big Bang, se expande num universo infinito de possibilidades.
10. Ideia
Se essa é sua primeira iniciativa empreendedora, é bem provável que as suas ideias de business sejam bem nenos interessantes do que você imagina.
Se você gosta do tema e está pensando em empreender, Vai Lá e Faz é indicado para você. Ah, por fim, esse livro tem uma pegada motivacional, um ponto que eu não gosto muito.
Sobre o autor
Tiago Mattos, é multiempreendedor, futurista (formado pela Singularity University, parceria da Nasa com o Google), educador, palestrante (temas como Criatividade, Inovação, Pensamento pós-revolução Digital, inclusive no TEDx) e professor (criou a Perestroika, uma escola singular), assim o autor é apresentado na abertura do livro.
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!