Home Resenhas Resenha || A mulher incrível | Alexandre Petillo

Resenha || A mulher incrível | Alexandre Petillo

por Mayara Nascimento

O livro A mulher incrível de Alexandre Petillo reune crônicas sobre mulheres, que de início parece ser sobre feminismo e empoderamento, porém, ao longo da leitura vamos vendo que existe uma espécie de “endeusamento” da figura feminina, mas, não de todas as mulheres, só das incríveis.

O que o autor chama de ‘mulher incrível’ me deixou um pouco irritada. As crônicas variavam entre relações amorosas que estavam acontecendo (geralmente descritas por meio de cenas de sexo), outras que já tinham terminado e também aquelas que eram impossíveis de acontecer. Em todas essas crônicas, um tipo específico de mulher era exaltado, sempre seguindo um padrão: a mulher do tipo ‘gostosona’, de corpo perfeito, o sonho de consumo de todos os homens.

Ela tem poderes, ela tem magia. Razões suficientes para agradecer de joelhos, na Penha. Na mão direita, um poema de Drummond. Na esquerda, uma fita do Senhor do Bonfim. No coração, meu coração, uma imensa cidade, toda dela.

O que me incomodou foi o fato de o físico ser o único aspecto destacado para classificar a mulher como incrível, e também que, na maioria das crônicas, a mulher incrível aparecia na cama, satisfazendo o parceiro. Assim, a ‘mulher incrível’, segundo Alexandre, não é a intelectual, nem aquela que realiza mil e uma tarefas por dia, muito menos as que não estão em tão boa forma.

A mulher Incrível

O que salvou o livro, a meu ver, foram as crônicas escritas com base em letras de músicas, achei incrível imaginar um contexto além dos versos e eram completados com eles.

Minhas Impressões Sobre a Leitura

A Mulher Incrível é daqueles livros que enganam pela capa, você se anima e depois bate aquela decepção.

Como mencionei no início da resenha, várias coisas me desagradaram na leitura, e o principal é essa criação de modelo ideal de mulher. Acredito que já passou da hora de valorizarmos as singularidades, o interno e o externo de cada mulher, que é o que nos torna incríveis.

Me deparei aqui com algumas crônicas machistas onde o autor até mesmo dá dicas ao público masculino do tipo: às vezes é preciso mentir só para massagear o ego da parceira (Sem comentários)…

Elogie o corte de cabelo, mesmo que você não faça ideia do que ela efetivamente mudou.

A escrita do autor é leve, e ele até tenta dar uma descontraída, mas, não consegui levar na esportiva esse papo de mulher incrível cheia de curvas perfeitas.

Por fim, deixo aqui a minha resposta para a crônica intitulada – O que as mulheres querem? – as mulheres querem amor, carinho, elogios sinceros e o fundamental: respeito!

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

 

Voce pode gostar

5 comentários

Tais Burigo novembro 5, 2017 - 5:30 pm

Oi tudo bem?
Adoro livros empoderados e girl power mas esse não me chamou a atenção afinal mulheres empoderadas não são apenas um corpo bonito e acredito que ficaria irritada assim como você.

Beijos

Responder
Mari novembro 5, 2017 - 9:17 pm

Capa bonita, mas pelo jeito o conteúdo é ordinário. Fiquei irritada só de ler suas impressões, acho que jogaria o livro pela parede. Obrigada pela dica, assim não passo essa raiva.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos

Responder
Maria Luíza Lelis novembro 7, 2017 - 6:48 pm

Oi, tudo bem?
Não conhecia esse livro, mas vou fazer de tudo para passar bem longe dele.
O que me incomoda nesses livros em que o homem se dedica a falar sobre as mulheres é que quase sempre caem em generalizações ou só dão ênfase em aspectos físicos de mulheres consideradas gostosas. Pelo que você falou na resenha, é exatamente o caso desse livro e acredito que me incomodaria tanto quanto você.
Uma pena que o autor optou por uma abordagem tão machista e superficial, ao invés de valorizar mulheres por suas particularidades e pela força que demonstram todos os dias.
De qualquer forma, adorei a sinceridade da sua resenha.
Beijos!

Responder
Catharina Mattavelli Costa novembro 13, 2017 - 10:17 pm

Oie
também ja li o livro e lembro que foi uma leitura bem gostosa e interessante cheio de risadas e pensamentos legais, achei bem inteligente quase todos os textos, muito bom rever uma resenha sobre

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Responder
Lilian de Souza Farias novembro 14, 2017 - 9:12 am

Bom, a capa do livro é bonita, para a ideia de proposta colocar mulheres dentro de um esteriótipo como incríveis me deixa receosa se compraria o livro, apesar da curiosidade sobre a crônica ‘O que as mulheres querem?’

Responder

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.