Home Cultura Melhores leituras de 2017

Melhores leituras de 2017

por Nilda de Souza

Melhores Leituras de 2017. Todo ano faço um balanço das melhores leituras que me acompanharam. Gosto de refletir sobre as histórias que me marcaram e, principalmente, responder a uma pergunta central: quais foram as leituras que realmente me moveram? Já comentei antes que busco livros que me sacudam, que me surpreendam e que desafiem minhas expectativas. Adoro narrativas que me causam estranhamento, que me forçam a rever conceitos. Mas também valorizo aqueles momentos em que posso relaxar com uma leitura mais leve, apenas para entretenimento.

Com isso em mente, aqui estão as minhas melhores leituras de 2017:

Melhores leituras de 2017

Tem oba-oba no baobáhistórias com perfume de África, Claudia Lins, Editora Paulinhas, (leia a resenha aqui) foi uma leitura especial porque me conectou com a África.  É um livro que valoriza a diversidade étnica e cultural afro-brasileira e africana.

Tem oba-oba no baobá é dividido em quatro partes, com introdução e três contos: A flor mágica do baobáComo as histórias do céu vieram parar na terra e Tem oba-oba no baobá.
São contos curtos, mas extremamente expressivos. São independentes, mas mantêm uma ligação devido à Nana Zina, uma tartaruga contadora de histórias que vive em um Quilombo aqui no Brasil. Nina Zina é afrodescendente. Seus parentes vieram da África, há muito e muito tempo. Os contos contribuem para reflexões de caráter social, identitário, simbólico e político.  
Já pensou em ter que decorar seus livros favoritos para que eles não morram? Esse é um dos pontos que mais me marcaram nessa leitura.
Em Fahrenheit 451, (leia a resenha aqui) a narrativa se passa em um Estado totalitário em um futuro próximo. É um livro que faz o leitor pensar sobre uma vida sistematizada, sem conflito. Porém, seria uma vida simplista e triste. Será que vale apena trocar todos os problemas para ter uma vida simplista? Um sistema social estabilizado, mas parece que a vida perdeu o sentido. Essa e outras discussões filosóficas permeiam todo a narrativa.
Acho que se me pediram para definir Não me abandone jamais, (resenha completa aqui) Kazou Ishiguro, Companhia das Letras. Essa foi uma das últimas leituras do ano. E me tocou muito. Entre na leitura sabendo que, na verdade, a obra propõe uma reflexão sobre um mundo no qual a clonagem, e não a bomba atômica, é o grande dilema da humanidade. Ishiguro levanta questões morais e éticas sobre a ciência e a condição humana, convidando os leitores a refletirem sobre dilemas contemporâneos.
Não me abandone jamais é narrado por Kathy H. Ela revisita as memórias que vão desde tempo em que viveu numa espécie de escola interna-orfanato, com os melhores amigos, Ruth e Tommy, até quando todos já são jovens adultos. Essa escola tem algo incomum: todos os alunos são clones. Isso mesmo clones. Eles foram criados para doar órgãos.

Melhores Leituras de 2017

Dezoito de Escorpião, [leia a resenha completa] Alexey Dodsworth, Editora Draco, é uma obra de literatura sci-fi nacional de altíssima qualidade. Um dos aspectos mais interessantes do livro é a sua estrutura temporal não linear, que alterna entre os anos de 1929 e 2070. Essa escolha narrativa instiga o leitor a fazer conexões e a se concentrar profundamente na trama. No início, os eventos podem parecer desconexos, mas tudo se entrelaça de forma magistral ao longo da história.

Outro ponto forte é a habilidade do autor em mesclar fatos com elementos de ficção, provocando uma reflexão no leitor: “Será que tudo o que sei é realmente a verdade?” Essa mistura de realidade e imaginação contribui para a atmosfera intrigante da obra. Em suma, Dezoito de Escorpião é uma leitura que desafia e cativa, proporcionando uma experiência literária rica e provocativa.

Tombolo do Lombo, André Neves, Editora Paulinasnos conduz pelo ritmo da cantiga popular Tangolomango e pelas cores do Bumba meu boi, festa popular com presença forte em Pernambuco e Maranhão, principalmente. Mais um livro que valoriza a cultura popular. Fiquei apaixonada por esse livro. Ele é lindo! Cheio de cores e sonoridade. O trabalho de edição da Editora Paulinas mais uma vez ficou perfeito. As letras são em bastão. Tombolo do Lombo é perfeito para leitores iniciantes.

Sem Importância Coletiva, publicado pela E-galáxia, é uma leitura profundamente perturbadora. A obra se passa em uma zona interditada, inspirada no acidente nuclear de Chernobyl, o que já estabelece um ambiente carregado de tensão e mistério. A autora nos instiga a refletir sobre questões políticas, sociais e filosóficas, levando o leitor a questionar: “Eu sou uma peça facilmente substituível na engrenagem social?”

Com uma estrutura concisa, o livro é dividido em treze capítulos, mas não se deixe enganar pela brevidade; sua intensidade e densidade literária são notáveis. Cada página provoca uma reflexão sobre a condição humana e nosso papel na sociedade, tornando a leitura não apenas uma experiência estética, mas também um convite à introspecção.

Agora conta para mim quais foram suas melhores leituras de 2017. 

Uma última questão: fico impressionada quando as pessoas dizem que não leem nacional. Vocês notaram que só nesta lista tem 4 nacionais?

 

Voce pode gostar

7 comentários

Clayci janeiro 3, 2018 - 9:32 am

Ainda não li (mas quero) “Não me abandone Jamais”. Estou muito curiosa para saber como o tema foi abordado *_*.
Obrigada pela indicação.

Li bastante em 2017 e a maioria dos livros que entraram para minha lista de melhores leituras foi de ficção cientifica. Esse ano quero sair da minha zona de conforto e dar uma chance para outros gêneros ..

Beijos
Feliz Ano Novo

Responder
Beatriz Andrade janeiro 3, 2018 - 9:21 pm

Fahrenheit 451 é um livro excelente, eu o li em 2016 e desde então, sempre que surge a oportunidade, eu o dou de presente! Gostei muito de ver quais foram as melhores leituras do ano para você.

Responder
Camila de Moraes janeiro 4, 2018 - 8:11 pm

Olá!
Dessa sua lista não conheço nenhum. Talvez pelos temas não me sinta tão atraída pra embarcar na leituras dessas dicas. Mas em todo caso gostei de conhecer mais dessas leituras que você realizou.
Beijos!

Responder
Angélica janeiro 4, 2018 - 10:24 pm

Oi, tudo bem?
Gostei de saber quais foram suas melhores leituras, são interessantes, mas não leria, acho que não sou o público alvo.
Bjs

Responder
Ana Paula Lima janeiro 7, 2018 - 1:05 pm

Oiii!

ah, que postagem incrivel! Eu acho que toda leitura nos traz um ensinamento ou outro, né? No ano passado eu me contive apenas aos chicklit por causa do tempo. Tenho o Naõ me Abandone aqui e quero ler em breve!

Beijinhos

Responder
milca abreu janeiro 7, 2018 - 1:17 pm

ótimas leituras!! to louca pra ler nao me abandone jamais, mas ultimamente ele ta bem salgado (desde que o autor ganhou o premio nobel de literatura), mas ainda pretendo ler ele esse ano
é otimo fazer esse balanço mesmo, é ate bom para repensar algumas leituras né?
abraço

Responder
Bruna Costabeber janeiro 7, 2018 - 8:01 pm

Olá Nilda,
Eu também gosto muito de fazer um balanço de leituras e achei muito legal você ter feito também. Eu conheço Fahrenheit 451 e Não me abandone jamais e são dois livros que quero ler. Tombolo do Lombo parece ser um livro muito legal e vou anotar a dica.
Beijos

Responder

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.