Gatos são bichinhos curiosos, perspicazes, brincalhões e fofos. Eles também são bastante gulosos. Cabe Fe [Cabe… Fê] é um livro que, de forma lúdica, nos conta o que cabe na barriga de um gato.
Na barriga de um gato cabe desde um leão banguelo até um lápis do artista. Cabe…Fe é um belíssimo livro, com cores fortes e ilustrações que se harmonizam perfeitamente com o texto. Um exemplo dessa harmonia é que o livro inicia com um gato no telhado, como se pode ver na capa, mas ao longo das páginas, vão se somando gatos e miados. Isso é extremamente significativo para a expressividade. Ao final, eu estava com uma sinfonia de gatos na minha cabeça.
Meu filho Miguel, de 1 ano, assim que viu o livro, começou a fazer um som como se fosse um miado. Meus gêmeos amam gatos, apesar de não termos um em casa. Recebemos muitas visitas dos gatos vizinhos, e, como eles ainda não falam, quando veem os gatos, emitem “sons de miado”, na sua própria língua.
Cabe Fe é um livro que certamente divertirá os pequenos. Eles vão adorar essa história e com certeza imaginarão mil e uma coisas que cabem na barriga do gato. Ressalto que a edição é caprichada. Coloco abaixo mais fotos apenas para deixar aquele gostinho de: “eu preciso desse livro”.
Ah, antes de finalizar, quero pontuar dois detalhes: o livro tem fonte em caixa alta, com um desenho em uma das letras, no nome da coisa que cabe na barriga do gato (abaixo o detalhe no “I” de girafa); as coisas imaginadas estão ilustradas dentro da barriga de um gato.
Cabe Fe: estimulação da imaginação
Aqui mais algumas características adicionais do livro que podem atrair os leitores:
Interatividade: o livro inclui elementos que incentivam a participação das crianças.
Rimas e ritmos: a narrativa utiliza um ritmo envolvente, tornando a leitura mais divertida e memorável.
Diversidade de gatos: a inclusão de diferentes tipos de gatos ou situações engraçadas torna a história mais rica e interessante.
Qualidade das ilustrações: as ilustrações são não apenas coloridas, mas também detalhadas.
Fê é ilustrador e escritor de livros infantis. Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, é também formado em Comunicação Visual e Pós-graduado em Tecnologia Gráfica pela FAU-USP. Ilustra para a coluna diária do José Simão do caderno Ilustrada do Jornal Folha de S. Paulo. Por Paulinas Editora publicou quatro livros infantis da Coleção Criativa, além de livros de outros autores ilustrados por ele. Recebeu o prêmio Açorianos de Ilustração de Literatura Infantil-2006 (Secretaria de cultura de Porto Alegre) pelo livro “Ensinei meu gato a falar francês”, de Sérgio Vieira Brandão.
* Livro cedido em parceria com a editora