Seres Mágicos e Histórias Sombrias foi o último livro que li em 2019. Como se trata de uma coletânea de contos, decidi não seguir a ordem tradicional de leitura, do início ao fim. A vantagem de um livro de contos é justamente essa: podemos traçar nosso próprio caminho de leitura.
Comecei pelo conto de Neil Gaiman, A Verdade é uma Caverna Escura, pois nunca havia lido nada do autor e estava ansiosa para descobrir seu estilo de escrita. Posso afirmar que é um dos melhores contos da coletânea. A narrativa é instigante, a linguagem intensifica a tensão e os personagens são sombrios, com passados que deixam o leitor desejando mais do que apenas um conto. Já quero ler mais obras dele.
O segundo conto que li foi O Culto do Nariz, de Al Sarrantonio, que, juntamente com Gaiman, é o organizador da coletânea. Gostei bastante deste conto. A narrativa é obscura, com um desfecho surpreendente, o que me deixou com vontade de explorar mais obras do autor.
Após ler dois contos, decidi explorar os contos escritos por mulheres, começando com Figuras Fósseis, de Joyce Carol Oates. É um conto muito bom, que me chamou atenção por trazer personagens gêmeos. Sempre fico curiosa com histórias sobre gêmeos, talvez porque tenho gêmeos em casa.
Seres Mágicos e Histórias Sombrias
Em seguida, li Pesos e Medidas, de Jodi Picoult, que aborda o luto, um tema que geralmente me atrai. No entanto, a forma como o tema foi tratado aqui não me cativou tanto. Acho que criei uma expectativa de que o conto seria mais insólito, mais perturbador.
Como não dá para falar de todos os contos, já que o texto ficaria enorme — afinal, são 27 contos —, vou destacar mais um e espero, com isso, convencer você a ler esse livro. Sério, leiam Seres Mágicos e Histórias Sombrias.
O conto que quero destacar é O Diabo na Escada, de Joe Hill. Quando folheava o livro, esse conto me chamou atenção devido ao estilo, que lembra poesia concreta. Ao ler, você entende o motivo; o formato tem tudo a ver com a história. É uma leitura obrigatória. Sou fã de Joe Hill desde Amaldiçoado e Nosferatu, que é o meu favorito.
Por fim, preciso mencionar a introdução de Neil Gaiman, que é maravilhosa. Ele nos provoca com apenas quatro palavras: “O que aconteceu depois?”. Agora, toda vez que leio um livro, faço essa mesma pergunta.
O ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!
8 comentários
Olá, tudo bem? Que edição mais linda! Estou muito curiosa para ler esse livro, principalmente depois de ler tua resenha; os contos parecem ser realmente incríveis. Adorei a resenha!
Beijos,
Duas Livreiras
Oi Nilda.
Sua resenha foi uma surpresa pra mim, pois não imaginava que tinha 27 contos no livro. Já adicionei essa maravilha na lista de desejados pois parece ser uma edição incrível e adoro ler contos. Parabéns pela resenha.
Bjos
Olá, Nilda!
Eu demorei a perceber que esse livro conta com a presença do Neil Gaiman e olha que curto o autor, mas é que não acompanho mais os lançamentos/publicações da Darkside Books, apenas de vez em quando compro algo que já está estabelecido no mercado. Gostei da sua resenha e gostei ainda mais de saber que é um livro de contos.
Abraço!
Olá!
Eu tenho me apaixonado por livros de contos justamente por conta dessa flexibilidade e oportunidade de conhecer histórias de tantos autores ao mesmo tempo sobre um “mesmo tema”. Adorei a dica e já anotei aqui pra poder conferir.
Olá,
Eu gosto de contos, ainda mais sendo de terror. Não conhecia a edição e mesmo achando a capa bem comum para esse tipo de livro eu sei que por dentro a edição deve estar bem lindosa, já que os poucos livros que tenho da darkside são bem bonitos.
Ótima indicação!
Oi!
Eu já havia visto a capa dessa obra e gostei de -finalmente- saber um pouco mais desse livro. Gosto de livros de contos com diversos autores pois sempre acabo conhecendo um que vale a pena acompanhar todos os trabalhos. Não conheço a escrita dos autores que integram essa obra, então obrigada por me apresenta-la!
Abraços,
Andy – StarBooks
Olá, Nilda. Raramente compro um livro da editora por ter me decepcionado, mas como é uma indicação e resenha sua, sinto-me confortável em comprar e embarcar nessa leitura. Outra coisa, amo ler contos, só nunca tive a experiência de ler um livro de contos fora da ordem. Gostei
Oi, Nilda! Adorei essa ideia de ler livros de contos sem uma ordem certa, eu acabo sempre lendo na ordem em que eles estão mesmo, mas gostei da sua ideia. Eu acho a capa desse livro linda e tenho a maior curiosidade com ele